Nove turmas de 6º a 9º ano da Escola Municipal Ruben Bento Alves, no bairro Vila Ipê, de Caxias do Sul, estão sem aulas por causa de furtos de fios. No fim de semana, cerca de 100 metros de cabos de fiação da energia elétrica da escola foram furtados.
Todo o corredor onde estudam os alunos a partir do 6º ano ficou muito escuro. Os estudantes da manhã foram liberados na segunda-feira às 10h. Os da tarde nem chegaram a ter aula esta semana. Conforme a diretora Tânia Malvina Maineri, a escola já foi alvo de furtos outras vezes. Foram levadas lâmpadas e câmeras de monitoramento do prédio.
- No feriado do dia 1º de Maio, levaram seis lâmpadas - conta.
A área onde ficam os fios furtados era vigiada pelo sistema de monitoramento, mas essa foi uma das câmeras levadas e não reposta.
O problema é o prédio, ao lado do colégio, do antigo Centro Educativo Flor de Ipê, que está desativado há mais de um ano e é utilizado por usuários de drogas. Segundo a diretora, o prédio vizinho está desocupado, pelo menos, desde o início do ano passado. A escola tem cerca de 500 alunos e 19 turmas. Dez delas, de estudantes do 1º ao 5º ano, seguem com as aulas.
Conforme o diretor de infraestrutura, projetos e obras da Secretaria Municipal de Educação, Jorge Dutra, está sendo providenciado um gerador para a escola, mas ainda não há previsão de quando será instalado, por que a prefeitura precisa fazer uma tomada de preços com mais de um fornecedor. Ele diz que engenheiros da prefeitura já estiveram na escola para fazer um levantamento para que a nova fiação seja refeita em um lugar de mais difícil acesso.
Sobre o prédio desocupado, Dutra informa que a secretaria já acertou com a Fundação de Assistência Social (FAS), responsável pelo antigo centro, a cessão do espaço para o uso para turmas de educação infantil de crianças de quatro a cinco anos. As questões burocráticas estão sendo encaminhadas pela Procuradoria-Geral do Município. Depois de finalizado o processo, o prédio ainda precisará passar por reforma.