Uma égua desapareceu do Parque da Festa da Uva durante as provas da Credenciadora do Freio de Ouro que ocorreu no final de semana em Caxias. A égua disputaria o Freio do Proprietário, no domingo, modalidade onde os ginetes são os donos dos animais.
De acordo com uma das proprietárias, Sinara Medeiros, a égua de nome VF Defensora RP 08, de pelo colorado, sumiu na madrugada de domingo. Sinara conta que a égua desapareceu da baia entre às 2h e 7h, enquanto o ginete e também proprietário do animal, Paulo Roberto Oliveira, dormia.
- Ele estacionou a caminhonete na porta da cocheira e dormiu. Não escutou nada por causa do barulho da chuva. Quando ele levantou, a égua não estava lá. Fizemos boletim de ocorrência e agora estamos acionando um advogado para saber como proceder a partir de agora - conta.
VF Defensora já estava classificada para a final do Freio do Proprietário na Expointer, em Esteio, mas continuava concorrendo nas Credenciadoras para melhorar a pontuação. A égua tem 12 anos e os proprietário são funcionários da Cabanha Phoenix, de Taquara.
Os proprietários suspeitam que a égua possa ter sido roubada e questionam a organização do evento, dizendo que não foi cobrada a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento para o trânsito intra e interestadual de animais para participação de eventos, entre outros.
O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale dos Vinhedos, que organizou a Credenciadora, se defende das acusações alegando que a GTA era solicitada e que cada participante recebia um cadeado e uma chave da baia onde o animal passaria a noite, mas que não foram usados por Paulo Roberto Oliveira.
- Não sei se ele usou o cadeado para trancar a égua, mas mesmo que não tenha utilizado isso não tira a responsabilidade do parque de que um animal passou pelos portões sem apresentar a GTA com a liberação de saída, que deve ser emitida pela organização - rebate Sinara.
Nesta segunda, integrantes do Núcleo e funcionários do parque continuam a procurar pelo animal nos Pavilhões. Segundo os organizadores, a entrada para o evento se dava pelo Portão de Entrada e pelo Portão 8, atrás da cancha coberta. Das 22h às seis horas os portões permanecem fechados e o da frente conta com guardas.
Imagens das câmeras dos portões do parque serão analisadas para tentar descobrir o paradeiro da égua e se ela foi de fato roubada.
Mistério
Égua desaparece durante provas do Freio de Ouro em Caxias do Sul
Cidade sediava uma das eliminatórias para a final em Esteio
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: