Os tremores que assustaram os moradores da região do Bairro Serrano, em Caxias do Sul, na última quinta-feira, provavelmente, foram provocados por causas naturais. Há possibilidade dos abalos terem sido causados por detonações clandestinas. No entanto, a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, praticamente descarta que detonações irregulares de pedras tenham causado o fenômeno. O município ainda aguarda informações solicitadas ao Exército a respeito da movimentação de explosivos na região.
Geólogo diz que tremores registrados em Caxias não são motivo de preocupação
A rede de sismógrafos dos observatórios mantidos pela Universidade de Brasília e pela Universidade de São Paulo (USP) detectou abalos entre 1,9 e 2 graus na escala Richter, no dia 16, em Caxias. As estações automáticas da região sul não haviam registrado os abalos porque o sismógrafo mais próximo, que fica no parque do Caracol, em Canela, não estava enviando dados automaticamente e precisou passar por leitura manual.
As instituições não costumam divulgar dados referentes a abalos provocados por detonações. O que reforça a afirmação do geólogo da Semma, Caio Vinicius Torques, que acredita que os tremores ocorreram devido a acomodações de terra, que são comuns na região de Caxias do Sul.
Ele explica que o epicentro foi na zona sul da cidade, entre os bairros São Caetano e Nossa Senhora das Graças, mas os abalos foram sentidos na região oposta, porque as ondas de impacto se propagam com rapidez. Segundo o especialista, os tremores são de baixa intensidade e não têm potencial para causar danos nas construções.
- Os tremores podem acontecer por causa antrópicas, como a detonação de pedras, ou naturais, como a acomodação de rochas, e essa deve ser a causa mais provável, e é bem comum porque a nossa região está acima da rocha basáltica e elas se acomodam sobre zona de fraqueza. Quanto a detonação a secretaria do Meio Ambiente pediu relatório junto ao Exército, mas é pouco provável, porque devido a hora teria sido ilegal e um grande risco a quem realizou a detonação. É muito provável que o tremor tenha ocorrido por causas naturais. A movimentação ocorre em rochas densas e as ondas se propagam com velocidade e em direção natural, por isso, o tremor foi registrado na zona Sul, mas foi sentido em outras regiões - disse.
O tremor foi sentido nos bairros Serrano, Marianinha de Queiróz, Jardim Eldorado, Ana Rech, São Ciro e Castelo. Após os abalos registrados entre 2008 e 2010 em Caxias, a prefeitura contratou a Universidade de Brasília (UnB) para realizar um estudo para identificar as causas do fenômeno.
O levantamento apontou que o solo de Caxias é formado por uma camada basáltica que se acomoda constantemente. O município está sobre uma falha geológica conhecida desde 1974, mas que não oferece risco.
Abalos
Secretaria acredita que tremores ocorreram por causas naturais, em Caxias
Moradores da região do bairro Serrano sentiram abalos no dia 16 deste mês
GZH faz parte do The Trust Project