A proximidade entre Gramado e Canela, na Região das Hortênsias, fez com que o Tribunal de Justiça do Estado escolhesse os dois municípios serranos para a implantação do projeto de videoconferência entre comarcas. As duas primeiras audiências foram realizadas em Canela na tarde da última sexta-feira.
De acordo com o juiz da 1ª Vara Judicial de Canela Vancarlo André Anacleto, foram feitos testes do sistema ainda no ano passado, mas problemas técnicos impediram a implantação. Por enquanto, são ouvidas por videoconferência pessoas envolvidas em processos que correm em Canela, mas que residem em Gramado.
- Iniciamos com a implementação do equipamento desde o ano passado, mas alguns problemas técnicos tiveram que ser superados. Na semana passada, nós fizemos as primeiras audiências com as primeiras testemunhas ouvidas por um sistema de videoconferência e já estão no processo como prova válida - explica o juiz.
A próxima audiência será em 8 de abril. Assim como as duas primeiras do dia 27, também será criminal. O sistema, porém, também será utilizado nos processos cíveis.
Pela assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça do Estado informou que ainda não tem data de quando o sistema será implantado em outras comarcas.