A Brigada Militar (BM) e a prefeitura de Caxias do Sul vão unir forças para inibir a criminalidade na área da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino. Segundo o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Emerson Ubirajara de Souza, estão sendo planejadas operações conjuntas com o objetivo de diminuir a insegurança.
Segundo o major, a área tem registros comuns de crimes envolvendo tráfico de drogas e porte ilegal de armas, além de casos de perturbação. No último domingo, um homicídio foi registrado na Estação Férrea. A BM considera que a estrutura desta área colabora para a criminalidade. Conforme o subcomandante, é preciso que a Estação passe por uma revitalização, especialmente com melhorias na iluminação. Isso foi solicitado à administração municipal.
Uma tentativa de homicídio também foi registrada na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, por volta das 12h de segunda-feira. O caso é considerado pontual pela BM. Apesar disso, a polícia pretende inibir esse tipo de ação com o reforço do policiamento a pé. Segundo o subcomandante, a medida foi definida antes do crime ocorrido no início da semana. Ele afirma que essa necessidade já tinha sido identificada, embora garanta que o policiamento com carros é intensivo.