A certificação do Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias do Sul será entregue para 28 produtores de uvas protegidas na manhã desta sexta-feira. A solenidade ocorre a partir das 11h, no Centro Administrativo.
O objetivo da certificação é valorizar os produtos, produtores e propriedades que seguem as boas práticas de produção agropecuária, disponibilizando alimentos seguros e de qualidade aos consumidores.
- O enquadramento ao programa é baseado num esquema de pontuação, em que são avaliados aspectos sócio-ambientais, gestão da propriedade, qualificação dos produtores, segurança alimentar e tecnologia de produção. São obrigatórios, entre outros itens, o uso de Caderno de Campo, respeito às carências e monitoramento de pragas. Além disso, o programa também prevê a análise de resíduos - explica o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn.
O programa do Selo de Qualidade iniciou há nove anos, quando foi escolhida a uva de mesa, de cultivo protegido, para o projeto-piloto. Atualmente, estima-se que existem 60 produtores de uvas protegidas na região, sendo que o total de videiras cultivadas corresponde a um cenário de cerca de 3,7 mil hectares.