É impressionante a capacidade que os governos têm de confundir o cidadão. Não resta alternativa senão crer que a confusão que os governos plantam é proposital, possui fundamento, obedece a um plano, mas raramente explicitado. A patrulha de plantão pode, com razão, dizer que o colunista está enxergando pelo em casca de ovo.
Pode ser, mas.
O prefeito Alceu e seus braços direitos defendem que a polêmica do asfaltamento da Plácido de Castro é alimentada por gente contrária ao Carnaval, por gente preconceituosa. Defender tal teoria é desviar o foco do principal.
Por que desviar o foco?
A coordenação do Carnaval chegou a afirmar que uma empresa havia sido contratada para montar arquibancadas na Plácido. Viu-se, porém, que não havia empresa alguma contratada.
Por que inventar verdades?
O ministro Eliseu Padilha, notoriamente desinformado sobre os pleitos regionais, jogou a derradeira pá de terra sobre o Aeroporto Internacional de Cargas e de Passageiros de Vila Oliva.
Quem quer mais um aeroporto regional de passageiros?
Não há dúvidas que todos queremos um aeroporto decente, mas isso não significa que é preciso erguer um novinho. Se o atual aeroporto de Caxias recebesse a merecida atenção, ele não seria suficiente? Mas, não: o governo quer porque quer construir um aeroporto de passageiros novo. É sempre relevante recordar que o aeroporto de cargas de Vacaria segue entregue às moscas, paradinho.
Nos últimos anos o governo passou o tempo incentivando o consumo a fim de aumentar a produção. Foi bom: teve emprego pleno, compramos carro, eletrodomésticos, telefones.
A farra acabou. O mesmo governo que nos empurrou às compras não investiu em estradas, em geração de energia, em telefonia. Agora somos empalados com aumentos de luz, de gasolina, com telefonia longe do ideal. Essas questiúnculas acabam por ocupar o espaço daquilo que realmente deveria ser pauta, como saúde e educação, itens de primeira necessidade para qualquer nação que deseja ser grande. O ano de 2015 mal começou e já deu para ver que seguiremos indo a braçadas curtas em direção a polêmicas que não levam a lugar algum. A estratégia dos governos está funcionando, creiam.
Opinião
Gilberto Blume: A patrulha de plantão pode, com razão, dizer que o colunista está enxergando pelo em casca de ovo
A estratégia dos governos está funcionando, creiam
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: