A construção da chamada Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, está prevista para começar em maio. A obra será realizada pela construtora API Empreendimentos Imobiliários S.A, como contrapartida à construção de um condomínio no antigo centro de treinamento do Esporte Clube Juventude, na Rua Atílio Andreazza. O custo é orçado em R$ 1,3 milhão.
Embora o prazo máximo para o início esteja previsto para a primeira semana de maio, a Secretaria do Planejamento negocia uma forma de antecipar os trabalhos.
Esta etapa da revitalização da antiga linha férrea contempla a recuperação da área entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior. Além de nova pavimentação, ciclovia, iluminação e mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, o trecho vai contar com espaço para a realização de feiras e brique. Os veículos vão utilizar acessos exclusivos, que serão proibidos a veículos fora dos dias e horários dos comércios.
Além da Praça das Feiras, o acordo contempla duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros São Vicente e Cristo Redentor, um centro cultural no bairro Euzébio Beltrão de Queirós, e a Creche Marquinhos, no bairro São Victor Cohab, cuja assinatura da ordem de início está prevista para a semana que vem. O antigo prédio havia sido interditado em 2009 por problemas estruturais e acabou demolido.
De acordo com o Secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, enquanto as obras não estiverem prontas, a área adquirida pela empresa ficará hipotecada. A API Empreendimento Imobiliários também ficará responsável pelo prolongamento da Avenida Abramo Randon até a Rua Domingos Chies, com a construção de uma rotatória com a Rua Atílio Andreazza. A abertura da via, não está no pacote de cinco obras porque é uma exigência da legislação, que prevê áreas públicas em loteamentos.