Os presos em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira em Caxias do Sul e Foz do Iguaçu, no Paraná, são suspeitos de terem envolvimento em assaltos a bancos, além de tráfico internacional de drogas. Quatro homens e uma mulher foram presos em Caxias nos bairros Santa Catarina e Santa Fé. Outro homem foi preso em Foz do Iguaçu. Os policiais cumpriram mandados de prisão preventiva e temporária, além de busca e apreensão.
Uma mulher foi presa em flagrante no bairro Santa Catarina, em Caxias. Na área de serviço foram encontradas armas, munição e 195 gramas de cocaína pura, que ela tentou jogar no vaso sanitário. Dentre as armas apreendidas estão uma pistola 9mm e uma submetralhadora, além de munição capaz de derrubar um helicóptero.
O único nome de presos informado pelo delegado Noerci da Silva Melo foi Leandro Luis Alves, 36 anos. Conforme o delegado, ele era o chefe da quadrilha de tráfico e tinha participação direta em assaltos a bancos. O material apreendido estava na casa da esposa dele. Alves já está preso há cerca de 10 dias. Nesta segunda, os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva por tráfico contra ele.
Para não prejudicar as investigações, a polícia não divulgou de quais ataques a banco ele é suspeito. Porém, ele é remanescente da chamada Quadrilha da Van, que assaltava carros-fortes no início dos anos 2000.