Apesar do flagrante de venda de um fuzil, arma de uso restrito, dois dos três jovens presos na sexta pela Brigada Militar já se encontravam em liberdade um dia depois. Na tarde de sexta, às 14h30min, eles foram presos na Avenida São Leopoldo, em Caxias, durante a negociação de compra e venda da arma.
De acordo com a BM, Fabio Rafael Schaeser de Quadros, 26 anos, a bordo de uma caminhonete Tiguan, negociava o fuzil com Andrigo Gabriel de Melo, também de 26 anos, que estava em um Clio. Na companhia dele, estava Jonas Almeida de Mello, 24 anos. A venda ocorria próximo ao estacionamento de um supermercado.
Quando perceberam a presença dos policiais, Fabio tentou fugir, mas foi detido na rótula da Av. Bruno Segala (Perimetral Sul) com a BR-116. Os outros foram presos no local da negociação.
Na Tiguan, os policiais apreenderam o fuzil, 200 chumbinhos de seis milímetros, R$ 10 mil em dinheiro e um talão de cheques. No Clio, a BM apreendeu 14 cartuchos de calibre não identificado, sete de calibre 12 e uma munição de calibre 30. Também recolheram dois papelotes de cocaína de 0,45 gramas, R$ 230 em dinheiro e três cheques, um deles em ocorrência de furto.
O trio foi encaminhado à delegacia onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito. Uma jovem de 19 anos, acompanhante de Jonas, foi ouvida como suspeita e liberada. Os três presos passaram a noite no plantão da delegacia.
No dia seguinte, sábado, foram encaminhados para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics). Após aproximadamente 10 horas detidos, Fabio e Jonas foram liberados. Eles não tinham antecedentes criminais. Andrigo permanece preso. Ele tem antecedentes por posse de arma de uso restrito, posse de artefato explosivo e tráfico de drogas. A reportagem não conseguiu contato com a Delegacia de Pronto-Atendimento para informações sobre os motivos que levaram à soltura dos dois presos.