Onze policiais militares munidos de três viaturas darão início, nesta quinta-feira, a três núcleos de policiamento comunitário no interior de Caxias: Forqueta, Criúva/Vila Seca/Parada Cristal e Fazenda Souza/Vila Oliva/Santa Lúcia do Piaí.
Serão três policiais em Forqueta e quatro nos outros dois núcleos que atuarão principalmente no horário das 13h à 1h e irão monitorar as sedes dos distritos e áreas afastadas. No interior, o combate central é ao furto em residência e ao abigeato (furto de animais na zona rural).
- Nossa expectativa é de que, já nos primeiros seis meses, os crimes se reduzam em 50% - acredita o comandante do policiamento comunitário de Caxias, capitão Marcio Dorneles.
Serão destinadas camionetas S-10 para Criúva/Vila Seca/Parada Cristal e Fazenda Souza/Vila Oliva/Santa Lúcia do Piaí. Forqueta recebe um Palio e quatro bicicletas. Até o final do mês, os policiais receberão telefones celulares funcionais e o número será divulgado nas comunidades. Até lá, a população deve usar o 190.
Com a inauguração, ampliam-se para 26 os núcleos de policiamento comunitário e em 81 o número de policiais militares envolvidos. O convênio estabelece que o Estado disponibilize os PMs, as viaturas e os equipamentos, como armas, coletes e algemas, e a prefeitura repasse o auxílio-moradia para os policiais participantes do projeto.
A solenidade de lançamento ocorre quinta-feira, às 11h, na Praça da Igreja Matriz de Forqueta, com as presenças do secretário estadual da Segurança, Airton Michels, e do coordenador do Policiamento Comunitário no Estado, coronel Júlio César Marobin. Em caso de chuva, o ato será transferido para o Salão Paroquial de Forqueta, ao lado da praça.
Polícia
Novos núcleos do policiamento comunitário em Caxias terão foco contra furto e abigeato
Nesta quinta-feira, inicia-se o policiamento no interior do município
GZH faz parte do The Trust Project