Rosemeri e familiares registraram ocorrência de incêndio na Polícia Civil, mas a perícia para detectar as causas teria sido prejudicada pois não houve isolamento do local. A edificação não tem ligação de energia elétrica.
>> FOTOS: veja a destruição causada pelo incêndio.
Secretária da Cultura, Rubia Ana Mossi Frizzo aguarda uma avaliação dos bombeiros:
- O parecer vai indicar as condições da edificação, mas é bom ressaltar que o prédio é particular. Apesar de tombado, não é responsabilidade do município reformar ou preservar.
Inscrito no Livro do Tombo dos Bens Históricos, Artísticos e Culturais de Caxias, em 2010, o moinho trocou de proprietários ao longo da história. A família Suzin assumiu o controle entre os anos 1940 e 1950, e o prédio foi desativado há mais de três décadas. Segundo o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, a construção ocorreu entre os anos 1920 e 1930. A partir da opinião de arquitetos, os Suzin acreditam que a estrutura foi concebida na década de 1910.
A revitalização só não avançou porque a família aguarda a regulamentação da lei sancionada em novembro de 2012, que inclui os imóveis históricos da zona rural como patrimônio cultural de Caxias.
Pela legislação, a manutenção e preservação de prédios no interior seguiriam sob a responsabilidade dos donos. Como vantagem, os proprietários receberiam índices construtivos, títulos que podem ser vendidos a construtoras. Sem regulamentação da lei, a família Suzin diz não ter condições de bancar uma obra de restauro ou tampouco captar verbas. A secretária Rubia justifica que a normatização é complexa e não tem prazo para ser concluída.
- Só não conseguimos entender porque ainda não regulamentaram a lei depois de dois anos. E também do que adiantará saber o que causou o incêndio - questiona Rosemeri.
Patrimônio histórico
Família diz não ter recursos para recuperar moinho destruído em incêndio em Caxias do Sul
Perícia para identificar causas pode não ser possível pois local não foi isolado
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project