Centenas de peixes morreram em um açude no bairro Jardim Itália na manhã desta quinta-feira. Uma das proprietárias do terreno, Maristela Rezzadori, 45 anos, se assustou com a mortandade.
- Essa lagoa está em nossa propriedade desde que eu tinha três anos e nunca aconteceu algo assim. Olhando bem para a água, parece que tem uma espécie de óleo na superfície - descreve.
Luiz Melotto, 53, irmão de Maristela, conta que a família sempre cuidou muito bem da lagoa. Alimentam carpas, cascudos, jundiás, lambaris e tilápias com ração para peixe e restos de pão.
- Nos criamos aqui e sempre cuidamos dessa lagoa. Às vezes pescamos por diversão. Não criamos os peixes para consumo. Estranho é que, no verão, quando a água fica baixa, nunca aconteceu essa mortandade. Agora, com as chuvas, os peixes aparecem mortos. Alguém deve ter jogado algo na água e poluído o açude - desconfia.
- Não consigo imaginar esse lugar sem o açude. Toda a vizinhança gosta daqui. As crianças brincam aqui - comenta Maristela.
Na tarde desta quinta, a fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) recolheu amostras da água para exames. Ainda não se sabe a causa da morte dos peixes.