Moradores de localidades próximas ao Km 75 da ERS-110 abriram uma picada ao lado do ponto onde a estrada desmoronou, em Jaquirana. Desde o final de semana, o desvio improvisado é utilizado por pedestres e motociclistas para chegar ou sair da cidade. A rodovia, que liga Jaquirana a Bom Jesus, está totalmente interditada desde o dia 5 de junho, quando a chuva fez com que a estrada desabasse completamente.
>> Bloqueio reduz movimento no comércio e provoca demissões
O Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Victor Domingues, prometeu encaminhar o contrato da empresa que fará o desvio oficial na próxima semana. Essa obra deve durar 20 dias, caso não chova. Domingues pretende visitar a estrada na metade de agosto.
Nesta quinta-feira , o secretário estará na Serra, onde visita as obras do Crema na Rota do Sol em Caxias do Sul pela manhã. Pela tarde, ele estará na CIC onde recebe o relatório final do que foi debatido no Seminário de Infraestrutura no início de junho na entidade. Às 16h30min, Domingues estará na Superintendência do Daer em Bento Gonçalves, onde participa da instalação da sala de gestão de obras da Serra.
Na sexta-feira, às 9h30min, o secretário visita as obras da ERS-431, na Linha Alcântara, e depois vai a Serafina Corrêa onde participa de uma reunião na Câmara de Vereadores com prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS (Amesne).
Veja o vídeo da cratera na ERS-110:
Leia mais:
>> 'Foi um anjo bom que nos salvou', diz sobrevivente do desmoronamento
>> 'Foi num piscar de olhos e parecia uma vida inteira', relembra caxiense
No mapa, veja onde o acidente aconteceu: