Neste sábado ocorrem diversas atividades em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, em Caxias do Sul. A programação inicia às 9h no auditório do Neps da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Marechal Floriano, 421 - 5º andar. A entrada é gratuita.
A hemofilia é um distúrbio hereditário com consequências nos mecanismos de coagulação. É uma doença crônica, sem cura, mas com diversos tratamentos disponíveis. A expectativa geral de vida de portadores da doença é de cerca de 60 anos.
As comemorações são uma maneira de reunir a comunidade para discutir as políticas de saúde relativas às coagulopatias, compartilhar experiências e conhecer os avanços de tratamentos. A ação é promovida pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul, em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e a Associação dos Hemofílicos do Rio Grande do Sul. O Dia da Hemofilia é em 17 de abril.
Confira a seguir a programação:
9h - Abertura
9h30min - Palestra com a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) Tânia Pietrobelli sobre o uso do fator de coagulação como medida preventiva / Profilaxia Secundária de Longa Duração - PSLD;
10h - Palestra com a hematologista Sabrina Wisintainer sobre novas tecnologias, fator recombinante;
10h30min - Palestra com a geneticista da Ufrgs Eliana Bandinelli sobre diagnóstico das coagulopatias;
11h - Palestra com a assistente social do Hemocs, Ana Paula Rombaldi, sobre a inserção do serviço no contexto da hemofilia;
11h15min - Palestra com o farmacêutico Alexandre Bertolucci sobre a dispensação do Fator de coagulação;
11h30min - Palestra com a enfermeira de transfusão Eva Pizzamiglio, sobre o universo das coagulopatias na região nordeste do Rio Grande do Sul.
Saúde
Dia da Hemofilia engloba série de palestras neste sábado, em Caxias do Sul
Distúrbio hereditário incurável será discutido em evento na Secretaria da Saúde
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: