Embora equipes do Samae estejam atuando em Forqueta há mais de duas semanas, o bairro de Caxias do Sul continua sofrendo falta de água. O problema inicial ocasionado pela adutora fechada, ao lado do Jockey Clube Pérola das Colônias, já foi resolvido. No entanto, segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob), Diniz Zuccoloto, há ruas ainda totalmente sem água.
Quem já está com água, como a moradora Clélia Balestro, relata que o abastecimento retornou com baixa vazão. Conforme o diretor da autarquia, Edio Elói Frizzo, o alto consumo de água faz com que a pressão das bombas seja insuficiente para abastecer determinados pontos de Forqueta. Para resolver totalmente o problema, é necessário que o ramal na Rua Alexandre Rizzo seja concluído.
- Caxias não sofre problemas de abastecimento, e sim de transtornos pontuais na rede quando há alto consumo, como no verão. Em média, são 30 a 40 relatos diários de rompimento de rede em função da falta ou excesso de pressão- explica Frizzo.
Outros bairros também apresentaram falta de água durante o final de semana:
::: Leandro da Rosa, morador da Rua Ary Rosa, no Desvio Rizzo, conta que o prédio passou a última semana com cortes de abastecimento e no final de semana ficou totalmente sem água. O Samae alega que é necessário uma bomba para levar a água prédio acima.
::: Mário Alex Candido, da Estrada Victorio Andreazza, no Pioneiro, relata que a rua sofreu falta de água durante o final de semana. Conforme Frizzo, foi um registro fechado no bairro. O problema também afetou o bairro São José.
:::O bairro São Cristóvão recebeu reparos na rede de água da Rua Itapemirim, o que prejudicou o abastecimento. A previsão é que o sistema normalize na manhã desta terça-feira.