Menos de 15 horas depois de voluntários e funcionários da Associação Criança Feliz terem limpado a instituição, alagada na sexta, a chuva castigou novamente o prédio, no bairro Fátima Baixo, em Caxias do Sul.
No início da tarde deste sábado, a equipe teve de retornar para constatar a mesma situação causada pela chuva: pisos e paredes sujos. Carnes que estavam em um freezer deverão ser descartadas. No pátio, a força da água que vem de um córrego arrastou bancos. Ainda não se sabe se equipamentos foram danificados. A equipe terminou a limpeza na madrugada deste sábado e teve de voltar à tarde.
- Não sabemos se vamos limpar de novo, porque deve chover até a noite - disse o gerente da Criança Feliz, Délcio Agliardi.
Agliardi estuda acionar judicialmente a prefeitura em razão dos alagamentos constantes. Na segunda-feira, ele deve se reunir com o setor jurídico para avaliar a possibilidade de pedir indenização. Desde fevereiro de 2012, a instituição sofreu cinco inundações. A associação já gastou R$ 300 mil para consertar os estragos. O pior deles ocorreu em fevereiro de 2012, quando foram gastos R$ 250 mil.
- A associação é invadida pela água de um córrego que fica atrás da entidade e que deveria ter sido canalizado pela prefeitura - reclamou.
A Criança Feliz atende cerca de 500 crianças e adolescentes. A associação também auxilia famílias carentes, com encaminhamento para o mercado de trabalho. É uma organização não-governamental e tem convênios com a prefeitura de Caxias.
As crianças estão de férias desde a semana passada. Os atendimentos serão retomados no início de fevereiro.