Se depender dos moradores de São Pelegrino, em Caxias do Sul, a Praça da Bandeira seria chamada de Praça do Campo dos Bugres. A troca do nome é uma sugestão que será apresentada em reunião sobre a revitalização da área a partir da saída do camelódromo.
O encontro ocorre nesta quinta-feira com a presença de secretários municipais.
A ideia é resgatar o período anterior à criação da praça e tornar o ambiente mais seguro e agradável, especialmente à noite. O projeto tem apoio de empresários, arquitetos, historiadores e comerciantes.
Opine: Você concorda em mudar o nome da Praça Dante Marcucci para Praça dos Campos dos Bugres? Por quê?
Hoje, o espaço é pouco frequentado à noite devido à insegurança. Além da iluminação precária, não há guardas. Durante o dia, moradores de rua dividem espaço com famílias e ambulantes. A limpeza das calçadas é diária, mas a manutenção dos canteiros e dos brinquedos deixa a desejar, bem como a conservação de monumentos.
Por enquanto, a única intervenção a curto prazo é a remoção do prédio do camelódromo e o alargamento da Rua Moreira César. As obras começaram nesta semana e prosseguem durante o verão.
A proposta de rebatizá-la como Praça dos Campos dos Bugres se deve à ocupação dos índios caingangues antes da colonização italiana, em meados do século 19. Em tese, a praça seria remodelada respeitando os aspectos históricos.
Mas antes de qualquer benfeitoria, a sugestão é que se façam escavações em busca de vestígios dos índigenas. Segundo o presidente da Associação de Moradores São Pelegrino, Antíoco Sartor, há profissionais dispostos a colaborar na empreitada. Posteriormente, seria aberto um estacionamento subterrâneo para suprir as vagas que serão retiradas da Rua Sinimbu a partir da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
- Se a praça pertence a Caxias, queremos debater com a prefeitura o que pode ser feito, até porque é a população que deve decidir o que é melhor para si - diz Sartor.
Profissionais da Secretaria do Planejamento vão desenvolver o projeto de revitalização no primeiro semestre de 2014. De acordo com o secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, há apenas esboços, e a intenção é debater as melhorias com a comunidade:
- Conversamos informalmente com a liderança comunitária, mas vamos dialogar sim e definir o que é viável e bom para todos.
Lazer
Moradores de São Pelegrino querem opinar sobre a revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias do Sul
Sugestões incluem troca do nome, escavações arqueológicas e construção de estacionamento
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project