Os novos núcleos de policiamento comunitário de Caxias do Sul foram lançados oficialmente na manhã desta sexta-feira, em cerimônia na Lagoa do Desvio Rizzo. Ao todo, oito bairros serão beneficiados: Desvio Rizzo, Planalto, Serrano, Esplanada, Jardim Eldorado, Fátima, Ana Rech e Vila Cristina.
Cada núcleo receberá quatro policiais que morarão nas regiões e receberão auxílio-moradia pagos pela prefeitura. Com os novos núcleos, o número de lugares beneficiados sobe para 22.
Durante a entrega, o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Juarez Pinheiro, lembrou que a cidade foi a primeira a receber núcleos comunitários no Estado, a partir de projeto inspirado em modelos do Japão e do policiamento de quarteirão. Valorizou ainda o que chamou de polícia de proximidade, e ressaltou que o foco inicial dos núcleos em crimes contra o patrimônio acabaram interferindo nos índices de crimes contra a vida.
- Caxias é nossa parceira protagonista porque é uma cidade grande, tem nível de violência e o executivo sabe seu papel na segurança. É uma cidade que entendeu o novo paradigma da segurança, que é investir no trabalho de forma preventiva - afirmou.
A cerimônia contou também com a presença do secretário de Segurança de Caxias, Roberto Soares Lousada, o comandante interino do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) tenente-coronel Leonel Bueno, major Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro, comandante do 12º BPM.
O secretário de Segurança Pública Airton Michels, cuja presença havia sido anunciada, não compareceu porque participou da inauguração da BR-448 em Porto Alegre, ao lado da presidente Dilma Rousseff.
Segurança
Caxias recebe oito novos núcleos de policiamento comunitário
Com a criação dos núcleos, número de lugares beneficiados sobe de 14 para 22
GZH faz parte do The Trust Project