Devem começar em breve as obras de restauro em dois casarões históricos de Santa Tereza, na Serra Gaúcha. Os imóveis pertencem ao conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico do município, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em novembro de 2010. A casa Ferri, na esquina da Avenida Itália com a Rua Abramo Caumo, e a casa Miele, na Avenida Itália, ao lado da prefeitura, estão em avançado estado de deterioração e precisam urgentemente de reformas.
>> Veja uma galeria de fotos das casas que serão restauradas
A primeira casa, que hoje pertence às irmãs Geni Ferri Cenci, 78 anos, e Dianei Ferri, 66, é a que está em situação mais crítica. O imóvel de madeira, construído por volta de 1900, foi escolhido pelo casal de italianos Cesare Appiani e Maria Savóia para abrigar a primeira fábrica de gaitas do Brasil, aberta em 1907. Fechado há pelo menos seis anos, o casarão foi danificado pela ação dos cupins e das constantes enchentes que atingem a cidade. Para se manter em pé, a casa ganhou escoras.
De acordo com a superintendência do Iphan no Estado, o recurso para o restauro já foi liberado. O edital de licitação para contratar a empresa que fará a reforma foi lançado no último dia 11 de setembro e o prazo para as empreiteiras se inscreverem termina amanhã. A previsão é de que as obras iniciem antes do fim do ano e que sejam concluídas até o final de 2014.
No caso da residência Miele, o restauro deve se iniciar nos próximos dias. O projeto de reforma foi executado pela arquiteta Renata Tosi. No início deste mês, conforme a arquiteta, os proprietários fecharam os últimos orçamentos e adquiriram a madeira que será usada na obra. Não está certo o destino do imóvel pronto, mas Renata revela que os donos estudam a possibilidade de uso comercial do casarão Miele.
Santa Tereza ficou conhecida no país por ter sediado as filmagens do longa Saneamento Básico, dirigido e escrito por Jorge Furtado. Por semanas, a população conviveu com o set de filmagem e acostumou-se com os atores Fernanda Torres, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Camila Pitanga, entre outros, passando pelas ruas.
Patrimônio histórico
Casarões centenários de Santa Tereza, na Serra Gaúcha, serão restaurados em breve
Residências Miele e Ferri estão em adiantado estado de deterioração. Esta última abrigou a primeira fábrica de acordeões do Brasil
GZH faz parte do The Trust Project