A jovem de Flores da Cunha Camila Zamberski, 22, participa da Jornada Mundial da Juventude como voluntária. Estudante de Artes Visuais na UFRGS, durante a semana esteve envolvida em atividades culturais, como, por exemplo, ser guia uma sessão de cinema para 2 mil pessoas em uma escola do Rio.
Ela conta que havia jovens de 53 países na atividade e teve a oportunidade de conversar com jovens da China, da França e até da Tanzânia. Na ocasião, foi exibido um festival de curta-metragens jesuítas do mundo todo.
>> Navegue no mapa e veja onde os jovens da Serra vão ficar no Rio.
Porém, a experiência mais bacana que ela conta foi logo no primeiro dia de Jornada. Inscrita para participar de um cordão de isolamento durante o desfile do Papa Francisco, a jovem viu o "representante de Deus na Terra", segundo diz, passar a poucos passos de distância. A emoção foi quase indescritível:
- Não apenas nós estávamos felizes com a passagem dele, mas percebíamos que ele estava muito alegre, deslumbrado até. Foi muito louco vê-lo bem de perto. Mesmo com um monte de seguranças em volta, deu pra sorrir bastante pra ele, que parece bem mais jovem do que pela televisão - conta, em meio aos gritos de jovens que vibravam com a chegada do Papa de helicóptero a Copacabana na tarde desta sexta-feira.
A partir deste sábado, durante a vigília, que por causa da chuva foi transferida para Copacabana, Camila estará novamente no cordão de isolamento.
Emoção
Voluntária de Flores da Cunha que esteve no cordão de isolamento fala sobre a emoção de ver o Papa de perto
Camila Zarembski também foi guia em sessões de cinema durante a JMJ
GZH faz parte do The Trust Project