O 5º Encontro de Muleiros será realizado neste sábado e inaugurará o Marco da Rota dos Tropeiros na frente CTG Raposo Tavares, no distrito de Vila Oliva, onde ocorrerá a concentração e recepção dos participantes, às 7h. O marco é o Monumento à Mulinha. A programação pretende resgatar o caminho histórico denominado Rota dos Tropeiros, desta vez entre Vila Oliva e Gramado, recuperando os passos realizados pelos muleiros, e aproximar os municípios para consolidar o turismo regional.
Às 8h, o grupo sai de Vila Oliva, com hasteamento das bandeiras oficiais, com destino à ponte do Raposo, na divisa entre os municípios de Caxias do Sul e Gramado. Na ponte, os tropeiros das duas cidades irão trocar as bandeiras dos municípios e haverá o descerramento de placa.
Da ponte, a caravana de tropeiros parte para Gramado, onde, às 11h30min, será inaugurada a versão gramadense do Monumento da Mulinha, em comemoração ao centenário da cidade. Haverá um monumento em cada extremidade do percurso.
A mulinha é o símbolo da Rota dos Tropeiros. Os monumentos, de 1,5 metro de altura, feitos em concreto, foram confeccionado pela Oliveira Estátuas, de Osório. Escultura similar existe também no distrito caxiense de Vila Seca, pois os monumentos são colocados a cada encontro, demarcando a antiga rota.
O encerramento do Encontro de Muleiros está previsto para as 14h.
Rota dos Tropeiros
5º Encontro de Muleiros une Caxias e Gramado neste sábado
Monumentos da Mulinha serão inaugurados no início e fim da rota
GZH faz parte do The Trust Project