Os milhares de fiéis que compareceram à tradicional missa campal das 10h30min deste domingo, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foram presenteados com a presença de dois bispos: o titular da diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e o bispo emérito, Dom Paulo Moretto, que presidiram essa que foi uma das principais celebrações da 134º Romaria a Caravaggio, concelebrada também por diversos padres.
Até o meio-dia deste domingo, já haviam sido contabilizados 158 mil romeiros, 78 mil deles apenas na manhã deste segundo dia de peregrinação. A expectativa dos organizadores é que, até o final da tarde, o público chegue a 260 mil fiéis.
Durante a celebração campal, Dom Alessandro pediu ao povo que lesse a frase da faixa colocada em frente ao altar, com o lema da romaria, "Maria é feliz porque acreditou", e destacou o papel da Santíssima Trindade, tema da liturgia dominical. Pediu ainda que os fiéis seguissem o que Maria disse, "fazei tudo o que ele diz", numa referência ao papel dela no primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Canaã. Lembrando as palavras do papa Francisco, Dom Alessandro exortou também os fiéis a não se acomodarem em suas casas, e sim terem participação ativa na divulgação do Evangelho.
O aniversário de Dom Paulo, celebrado no sábado, também foi lembrado pelo atual bispo, que rezou para que o religioso mantenha sua saúde.
Um dos momentos mais emocionantes da missa, que terminou próximo ao meio-dia, foi a procissão da imagem em meio ao povo, com milhares de mãos se erguendo para tocar o véu.