O escritor e professor José Clemente Pozenato foi convidado para ministrar uma palestra sobre a importância da Festa da Uva durante o seminário Planejando a Nossa Festa, que ocorre na manhã desta quarta-feira, em um hotel de Caxias do Sul. Membros de diversas entidades estão reunidos em grupos para debater e sugerir ideias para aprimorar um dos principais símbolos culturais da cidade.
Pozenato definiu a festa com duas palavras: celebração e exposição. O escritor lembrou ainda que ela foi criada para mostrar, em uma exposição de uvas e equipamentos, em que ponto a cidade havia chegado e o que os agricultores e a indústria do vinho estavam fazendo. A ideia era mostrar também que a cidade tinha um produto de exportação.
O tema da festa de 2006, A Alegria de Estarmos Juntos, foi lembrado por Pozenato para ressaltar que a alegria em fazer a festa não pode ser esquecida. Segundo ele, ela mostra como a cidade é. O escritor destacou ainda que ela não está restrita à imigração italiana.
- A cidade é feita com muitas mãos, pois tem um caráter agregador. A marca da festa é ser comunitária - afirma o escritor.
Planejando a Nossa Festa
Pozenato fala sobre as origens da Festa da Uva no seminário Planejando a Nossa Festa, na manhã desta quarta-feira, em Caxias do Sul
Escritor destacou caráter agregador da festa, que ocorrerá de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014