O Conselho da Comunidade ocupou o tribunal do júri do Fórum, no final da tarde desta terça-feira, para debater a situação das casas prisionais de Caxias do Sul e traçar planos de ação para 2013.
A comissão, criada em 2009 e composta por representantes da indústria, advocacia, assistência social entre outras entidades, já investiu mais de R$ 61,5 mil em melhorias dos espaços. O objetivo do Conselho é o de humanizar os dois presídios e o Instituto Penal do município para que possibilitem condições de ressocialização aos detentos.
- A situação dos presídios de Caxias melhorou muito em questão de dois anos. Entretanto, ainda é péssima. A ideia é finalizarmos até a metade do próximo ano as reformas dos espaços para melhorar o acesso a saúde, alimentação e educação dos detentos. Já no segundo semestre, devemos trabalhar a ressocialização por meio de cursos e oficinas profissionalizantes - projeta o presidente da Federação dos Conselhos de Comunidade, Nilton Ribeiro de Caldas.
A comunidade pode colaborar com a doação de materiais de higiene e limpeza que podem ser feitas direto nas casas prisionais. Depósitos em dinheiro devem ser efetuados na conta do Conselho da Comunidade de Caxias do Sul: Banrisul, agência 0180, conta corrente 06.209.868.0-3.
Sistema prisional
Conselho da Comunidade se reúne no Fórum de Caxias do Sul para discutir a situação das casas prisionais
Mais de R$ 61,5 mil já foram investidos pelo órgão em melhorias dos espaços
GZH faz parte do The Trust Project