A educação será o tema do 4º Painel Pioneiro Eleições 2012, nesta sexta-feira, a partir das 9h, em Caxias do Sul.
Os candidatos a prefeito vão responder questões sobre um dos principais problema na área na cidade: a falta de vagas na educação infantil.
Atualmente, 1,6 mil crianças de zero a cinco anos estão na fila de espera por uma vaga gratuita em creches e pré-escolas.
O contingente é relativamente pequeno se comparado com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) firmadas para o período de 2001 a 2010. Se elas são consideradas, o resultado é alarmante: a cidade teria de ofertar vagas, públicas ou particulares, para 19.848 crianças.
E, no entanto, atualmente 11.342 frequentam creches e pré-escolas, conforme o Educacenso.
Há 10 meses, Aline da Silva Conceição, 28 anos, tenta colocar as filhas Roberta, cinco, e Karolayne, dois anos e meio, numa creche pública. Mas não encontrou vaga.
Pelo projeto Mão Amiga, conseguiu. Ela pagava metade da mensalidade, e os padrinhos que ajudam o projeto, o restante.
Quando Aline deixou seu emprego na Zona Azul, há dois meses, não teve mais dinheiro para arcar com os 50%. E a creche não quis mais receber as meninas. Aline está devendo R$ 500 para a escolinha. As crianças chegaram a ficar mais de duas semanas sem ir à aula.
Para ajudar a família e para que Aline possa arrumar um emprego, o Mão Amiga custeará 100% da mensalidade, mas somente por dois meses. Enquanto as meninas estudam, Aline tenta ingressar no mercado de trabalho.