Há 10 dias, o governador Tarso Genro garantiu melhorias na Rota do Sol a partir do início de novembro, com recursos do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema/Serra). A meta é garantir a tranquilidade de milhares de pessoas no deslocamento para o Litoral Norte no final do ano.
Você acredita que a Rota do Sol estará completamente recuperada antes do fim do verão?
Entretanto, esse prazo de dois meses pode não ser cumprido porque são muitos trâmites entre a elaboração de projetos e a abertura do edital. Mesmo que isso aconteça, o risco de engarrafamentos gigantescos no auge do verão por conta de obras é uma possibilidade que pode tornar a viagem ainda mais estafante. Diante dessas questões práticas, não se descarta que a sonhada recuperação fique para 2013.
O Estado, porém, não admite estar prestes a anunciar novo adiamento. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o projeto Crema/Serra está sendo detalhado e será concluído no final de setembro. Posteriormente, o Daer pretende agilizar o processo licitatório para cumprir o prazo firmado pelo governador. Inclusive, os recursos do Tesouro do Estado estariam assegurados.
Além da Rota, o Crema prevê a recuperação de outras três estradas na Serra: RS-122, RS-324 e RSC-470. A recuperação e manutenção de 196 quilômetros ficarão a cargo da iniciativa privada.
Infraestrutura
Burocracia pode adiar novamente melhorias na Rota do Sol
Trâmites da licitação são complexos, mas Estado garante início da recuperação da rodovia para novembro
GZH faz parte do The Trust Project