O Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos é uma entidade que oferece atividades no turno em que as crianças e jovens em vulnerabilidade social não estão na escola. Os projetos oferecidos, mantidos por meio de parcerias, alcançam aproximadamente 1.700 crianças em 18 escolas de educação infantil em todo o município. Essas parcerias com a FAS (Fundação de Assistência Social), a prefeitura e voluntários beneficiam também a jovens, adultos e idosos.
Na sede do projeto, o Centro Educativo José Luiz de Medeiros Ramos trabalha com projetos pedagógicos que mudam mensalmente de temática.
- São 120 crianças que vêm ao centro, o que tira os jovens das ruas e evita as más influências - conta a coordenadora Jaina Martinotto, 26 anos.
Em outra parceria, com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Infantil Casa da Criança atende a 130 alunos, selecionados pelo perfil das famílias.
- As crianças que são atendidas pelo Jardelino são encaminhadas, ou então chegam por busca espontânea. A família faz um cadastro junto à prefeitura e, conforme o grau e vulnerabilidade em que se encontram, educadoras, assistentes sociais e psicólogos visitam a família e a encaminham para o Centro Educativo ou Casa da Criança - explica Ana Resler, 42, assistente administrativa.
Para Kelvin da Silva, 12, integrante do time de futebol do Centro Educativo, a entidade oferece benefícios que a escola convencional deixa a desejar.
- O que eu mais gosto é de aprender coisas que não vejo na escola, mais comportamento, meio ambiente, e a participação do time de futebol nos campeonatos.
Feijoada do Pulita
Entidade Jardelino Ramos, em Caxias do Sul, oferece atividades para crianças e jovens em vulnerabilidade social
Centro Educativo, Escola Infantil e atendimento para idosos é a marca da entidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: