Alunos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza se queixam de sanções contra quem não tem agenda escolar. A suposta discriminação inclui horários pré-determinados para ir ao banheiro ou proibição de sair mais cedo. A direção e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação negam esse tipo de conduta.
A secretária Franciely Nathalia Cardozo, 17 anos, argumentou ter perdido o material há algumas semanas após ter emprestado para uma colega, o que é proibido pela escola. Ela era estudante do 1º ano do Ensino Médio, no turno da noite. Na semana passada, a jovem afirma ter sido impedida de sair mais cedo com o resto da turma.
- A aula acabou por volta das 21h por falta de professor e todos saíram. Não me deixaram ir porque eu não tinha agenda. Só sairia no horário normal, que é 22h30min - conta Franciely.
A estudante afirma ter sido levada para uma sala ao lado da direção, onde estavam outros colegas na mesma situação. A garota se irritou e discutiu com a diretora-geral Leila Rosane Schneider Macuco. Franciely foi orientada a procurar outra escola. A jovem é emancipada judicialmente e responde por seus atos como adulta.
As reclamações de Franciely e colegas causaram estranheza entre funcionários do Cristóvão e da 4ª CRE. A diretora Leila Macuco admite a obrigatoriedade da agenda, mas garante que crianças ou adolescentes não são impedidos de entrar ou deixar a escola.
- A agenda é para segurança de todos. Seria intolerável impedir alguém de ir ao banheiro. Até hoje não tive reclamações dos pais. Nosso colégio é muito grande e exigimos como um documento para identificar quem circula. No caso dessa aluna, ela nos desacatou e foi convidada a se retirar. Antes disso, ela emprestou a agenda para uma colega, o que é proibido por ser um documento pessoal e intransferível - explica Leila.
Polêmica no Cristóvão
Estudantes reclamam de discriminação em escola de Caxias do Sul
Jovens sem agenda escolar se dizem impedidos de sair mais cedo ou ir ao banheiro
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: