Portal do sorriso, a boca também é o habitat de muitos hóspedes inconvenientes. Cada ml de saliva abriga nada menos que 100 milhões de bactérias.
Quando a higiene está em dia, esses germes não são ameaça à saúde, mas basta um deslize para começar uma série de problemas, como cáries, inflamação na gengiva e doenças que a princípio parecem não ter nenhuma relação com a saúde da boca, como é o caso do diabetes.
Doenças na boca não interferem só na estética do sorriso, mas no corpo todo. A dentista caxiense Daniela Nodari explica algumas consequências provocadas pelas doenças nas gengivas:
Diabetes: um tipo de inflamação ou infecção que ocorre nas gengivas faz o corpo liberar substâncias na corrente sanguínea capazes de interferir no controle da glicose no sangue, o que dificulta o controle do diabetes.
Pneumonia: portadores de doença nas gengivas podem desenvolver pneumonias por aspiração de bactérias presentes na cavidade bucal.
Parto prematuro: grávidas portadoras doenças na boca têm maiores chances de entrar em atividade de parto prematuro e de dar à luz bebês com baixo peso corporal.
Infarto: a doença periodontal pode aumentar o risco de infartos e de acidente vascular cerebral. Quando associada a outros fatores de risco, como fumo, alimentação inadequada, sedentarismo, os riscos de infarto e acidente vascular cerebral aumentam.
Geral
Vida Saudável: tenha um sorriso perfeito e evite doenças
Inflamações na boca são porta de entrada para diabetes, infarto e até parto prematuro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: