Por Rose Carneiro, secretária de Cultura de Santa Maria
Os festivais de música se consolidam como um aspecto marcante da cultura brasileira. Grande parte do que caracteriza a nossa arte surgiu nas décadas de 60 e 70. No Rio Grande do Sul, esse movimento se desenvolveu de maneira distinta com a Califórnia da Canção, em Uruguaiana, que serviu de inspiração ao então radialista Xirú Vasseur. É assim que nasce a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria.
Em maio de 1980 é realizada a primeira Tertúlia Musical Nativista, batizada assim pelo Xirú porque Tertúlia tem um significado que abraçava os objetivos daquele movimento: reunir músicos, compositores, arranjadores, cantores e intérpretes no mesmo palco como uma oportunidade de manifestar talentos e proporcionar à música gaúcha um dos períodos mais férteis, seja com novas obras que passam a marcar a história do cancioneiro do Estado, seja para legitimar a arte gaúcha. Prova disso é o Canto Alegretense, que surgiu no palco da Tertúlia e se tornou uma das músicas mais gravadas e executadas da história do cancioneiro nativista do Estado.
São 22 músicas selecionadas entre 340 canções que passarão pelo palco nesta 31ª Tertúlia Musical Nativista de 29 de novembro a 1º de dezembro, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria
Em 2024, a Tertúlia chega na 31ª edição trazendo a força daqueles que enfrentaram desafios. O festival não foi realizado entre 2000 a 2009, sendo retomado em 2010. Desde então, a cada ano reafirma a função de preservar a memória e a música regional. E esta edição tem algo inédito: a Comissão Avaliadora presencial é formada por cinco mulhere.
Enquanto prefeitura de Santa Maria, temos a dimensão da responsabilidade em retratar a história que vem antes de nós. Por isso, entendemos que essas 31 edições têm grande importância na vida de todos que já subiram no palco da Tertúlia e ao público que fez e faz com que o evento tenha se firmado como um importante festival nestes pagos.
São 22 músicas selecionadas entre 340 canções que passarão pelo palco nesta 31ª Tertúlia Musical Nativista de 29 de novembro a 1º de dezembro, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. A realização é da Prefeitura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e Estância do Minuano. Serão noites de encontros e celebração da música regional, tudo de forma gratuita para o público. Participe!