A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul escolheu a equipe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para o trabalho de investigação sobre os tremores de terra que vêm assustando a cidade nas últimas semanas. De acordo com o professor George França, chefe da unidade, o trabalho deve levar entre duas e três semanas. O contrato ainda não foi assinado, mas a previsão é que a equipe chegue a Caxias do Sul na próxima quarta-feira.
Como a investigação dos tremores servirá para pesquisas do próprio observatório, que conta com apoio de parceiros, o orçamento do estudo ficou em R$ 26 mil. O valor custeará o transporte dos sismógrafos, hospedagem e diárias dos técnicos. Além disso, a secretaria também ficará responsável por pagar perfurações ou outras ações necessárias à pesquisa.
Conforme adiantou o professor França, o estudo irá medir a atividade sísmica na cidade de modo a mapear as áreas mais propensas a abalos. Com base nesses dados, o poder público poderá propor, caso necessário, medidas que garantam mais segurança à população.
Geral
Observatório de Brasília vai pesquisar tremores de terra em Caxias do Sul
Equipe deve chegar à cidade na próxima quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: