O padel é um esporte que está em alta. A modalidade teve um crescimento acelerado no número de praticantes em todas as partes do mundo. E na Serra Gaúcha não é diferente. Três duplas da região e mais três padelistas serranos estarão representando o Brasil, no Pan-Americano Sênior, que será disputado em Mar Del Plata, na Argentina, entre a próxima quinta-feira (5) até domingo.
A primeira dupla é formada por Dagmar Dengo, 54 anos e Vitor Hugo Rinter Júnior, 56, e representa Vacaria. O primeiro é natural da cidade e trabalha como advogado. O segundo nasceu em Lages-SC, mas vive em Vacaria desde os 10 anos e trabalha como dentista. Em comum a paixão pelo esporte. No currículo, os dois foram campeões gaúcho e brasileiro da modalidade. Eles estarão na categoria 50B.
Nas quatro etapas do Brasileiro de padel, os atletas de Vacaria disputaram três, com um vice e campeões em duas. Com a soma da pontuação ficaram em primeiro lugar no Ranking da Confederação Brasileira de padel terminando o ano como Campeões Brasileiros da Categoria 50 anos.
Os caxienses Maurício da Fonseca e Álvaro Ruschel estarão na categoria 45B. Ambos são professores de Educação Física e jogam juntos há oito anos. Eles jogam pelo Recreio da Juventude e têm o apoio da Tie Break, local com quadras oficiais de padel, em Caxias do Sul.
Os dois se classificaram para o Pan-Americano pela pontuação das etapas de estaduais e brasileiros, sendo umas das duas duplas melhores ranqueadas na categoria. Isso garantiu a convocação. Neste ano, os dois tiveram dois títulos brasileiros e um vice e dois títulos estaduais e um vice.
Mauricio Leandro Basotti, de Caxias do Sul, 36, e Renan Balbinot, de Garibaldi, disputarão a categoria 35C. O dentista e o vendedor, respectivamente, serão mais dois atletas da Serra na competição.
Maurício joga padel há cinco anos e antes jogava tênis desde a infância. A dupla da Serra também jogou etapas do Brasileiro e estaduais e ficaram em primeiro lugar no ranking.
Mais participantes
O empresário caxiense, João Paulo Colleoni, 57 anos, jogará com Ricardo Diedrich, 51, que é natural de Estrela. Os dois estão na categoria 50B (atletas com mais de 50 anos).
Os dois se classificaram através do ranking brasileiro, onde um ficou em terceiro e outro em quarto lugar. A dupla participou de três das quatro etapas do Brasileiro, ganhando duas e vice campeões em uma.
Bruno Aramburu, 41 anos, é natural de Uruguaiana, mas mora em Caxias do Sul desde 2015. Ele jogará com Leonardo de Franceschi, de Concórdia-SC. Eles estão na categoria 40B.
Bruno é professor de matemática e padel e joga há 5 anos. Bruno primeiro do ranking da confederação brasileira da categoria 40B.
Viviane Mazzocchi Gazola, 49 anos, de Caxias do Sul, jogará com Sabrina Mendes Ortolan, 57, de Curitiba. Elas estão na categoria 50A.
A caxiense é professora de educação física, pós-graduada em nutrição esportiva e educação física com ênfase na inclusão social. Além disso, é sócia-proprietária da Cia do corpo academia e professora de padel no complexo Vila Verde, condomínio Monterey e clube Recreio da Juventude. Viviane é patrocinada pela JOMA, BRW importações, Fitnesrsoficia e Vila verde complexo esportivo.
Sabrina é professora de balé clássico há 35 anos e professora no Teatro Guaíra de Curitiba, e no curso superior de dança da Faculdade de Artes do Paraná.