A goleira Claudia não imaginava que a primeira convocação para a Seleção Brasileira Feminina de Futebol viria tão cedo. Aos 22 anos, a atleta já estava na história do Juventude com o acesso à Série A1 do Brasileiro conquistado neste ano.
Na última terça-feira, a camisa 1 do Papo viu e ouviu o seu nome ser lido pelo técnico Arthur Elias para os amistosos da seleção contra a Austrália. Contudo, o clube já havia recebido um indicativo de que a atleta poderia ser chamada. Coordenadora do departamento de futebol feminino alviverde, Renata Armiliato revelou os bastidores da convocação em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
— As pessoas não têm o conhecimento de como funciona uma convocação. Às vezes, dizem que está filmando, mas já sabe que vai ser convocada. A gente sabia há dez dias, que poderia ter uma convocação. O clube recebe um ofício dizendo que a atleta está dentro da lista. Não que ela está convocada, mas que está na pré-lista. Então, a gente fez tudo em off. A gente preparou tudo, como não era uma certeza. Nós conversamos com ela. A gente achou justo passar isso para ela. Mas nós deixamos em off justamente porque é uma pré-convocação, não uma convocação. O Artur Elias podia acordar e dizer que não iria levar ela — explicou.
Claudia acompanhou a convocação na expectativa de ver o seu nome na lista. Ela estava ao lado de outras colegas de equipe. A reação foi gravada e compartilhada pelo Juventude nas redes sociais.
— Todo o pessoal do marketing do Juventude foi fantástico. Tiveram um impacto muito legal. Fizeram um trabalho excelente. Claro que a gente tenta também blindar um pouco ela. Para ela ficar tranquila. Mas acho que foi uma repercussão muito boa. Já é o segundo ano que ela está aqui conosco. É o merecedora dessa convocação. Mas também acaba engrandecendo o trabalho que a gente está fazendo. Estamos no caminho certo. E espero que seja a primeira de muitas ainda que vão vir para o departamento — destacou a coordenadora.
As meninas estão sendo monitoradas
RENATA ARMILIATO
Coordenadora do futebol feminino do Juventude
No começo do ano, o Juventude recebeu uma visita de integrantes da Seleção Brasileira. Para Renata Armiliato, ali começou o processo de convocação da camisa 1 esmeralda. Ela destaca ainda que a seleção está de olho em todas as atletas do Brasileirão.
— Essa convocação começou lá no início do ano. Nós tivemos uma visita aqui. Foi em junho, se não me engano. O Edson preparador de goleiros esteve aqui e acompanhou os treinamentos de todas elas. Ele nos passou qual era essa ideologia do trabalho do Artur Elias. E ele falou que realmente esse trabalho deles não era único e exclusivamente para clubes que estivessem em primeira divisão. Eles estavam olhando todos os clubes. Eles estavam acompanhando todas as atletas — declarou Renata, que completou:
— O fato de hoje tudo é gravado, tudo é colocado na internet. Então mostra que de fato eles estão olhando todos os jogos. Não estão olhando apenas os jogos da Elite. As meninas estão sendo monitoradas.