A ACBF precisou da prorrogação para garantir presença nas quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). O time laranja entrou em quadra na noite deste sábado (19) contra o Minas. A partida foi realizada no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra e contou com um grande público. No total, 2.915 torcedores estiveram presentes no ginásio.
No tempo normal, o time do técnico André Bié saiu na frente com Fernando, de pênalti. Na etapa final, os visitantes empataram com Guilherme. O resultado de 1 a 1 forçou a prorrogação, pois a partida de ida teve o resultado 2 a 2.
Nos 10 minutos finais, o time de Carlos Barbosa tinha a vantagem do empate, por ter melhor campanha na primeira fase, mas não precisou. A equipe laranja fez valer a força do seu caldeirão e venceu por 3 a 0. Com o resultado, a ACBF segue em busca do sexto título da Liga Nacional e vai enfrentar o Jaraguá, que eliminou o Corinthians.
JOGO TENSO E VANTAGEN LARANJA
O duelo começou com o Minas buscando o primeiro ataque. Com 18 minutos para zerar o cronômetro, Ribeiro arriscou um chute cruzado que passou perto da trave do goleiro da ACBF. A resposta do time da casa veio com aos 16min30s. Mithuyuê, que fez o seu primeiro jogo na LNF 2024, chutou da intermediária, mas a bola tomou um pouco mais de altura e passou perto da gaveta.
Os primeiros instantes do jogo foram marcados por muita tensão e marcação forte entre as equipes. Com 13 minutos para o fim do primeiro tempo, os goleiros ainda não haviam trabalhado. Aos 10, Murilo foi derrubado na área por Baron e a arbitragem marcou pênalti para a ACBF. Fernando bateu no canto superior esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0. Com resultado, o time Laranja avançava às quartas de final.
Com sete minutos para o fim do período inicial, o Minas tentava atacar, mas a marcação do técnico André Bié se mostrava eficiente e o time não corria riscos. Defendendo bem, a equipe de Carlos Barbosa retomou a posse no setor ofensivo, mas não conseguia espaço para finalizar. Aos 3 minutos para zerar, Murilo recebeu uma bola de frente para o gol, que estava sem goleiro, mas no meio do caminho bateu no companheiro Jhonnas. O atleta tirou a bola do gol sem querer. Com cinco faltas estouradas, a ACBF deixou o relógio correr e foi para o vestiário com a vantagem de 1 a 0.
EMPATE E DRAMA
A ACBF começou com tudo o segundo tempo. Caio e Jhonnas finalizaram duas vezes. Na primeira oportunidade, o goleiro pegou e a segunda raspou a trave. Aos 15 minutos, um grande susto para o goleiro Pedro Bianchini. Gui Reis deu de calcanhar para o gol, de dentro da área, e acertou a trave. Quase o gol de empate do Minas.
Com a metade do tempo final, a equipe visitante começou a levar mais perigo ao time de Carlos Barbosa. Os ânimos também estavam quentes no jogo e com passar dos minutos, o Minas cresceu. Em um lateral cobrado por Ribeiro, a bola foi desviada e o goleiro da ACBF salvou. Contudo, aos 6 não deu para o arqueiro Bianchini. Em contra-ataque, Guilherme recebeu um passe em diagonal de Higo e bateu alto para empatar, 1 a 1.
Faltando quatro minutos para acabar o jogo, Samuel fintou a marcação do Minas e soltou uma bomba. O goleiro Anderson espalmou para linha de fundo. Na sequência, mais uma grande chance para a equipe laranja. Jhonnas deu de calcanhar e encontrou Renatinho. Ele esticou a perna, dentro da área, mas não conseguiu empurrar para a rede. Nos instantes finais, o time da casa pressionou, porém o empate persistiu e a decisão da vaga foi para a prorrogação.
CLASSIFICAÇÃO
Com o placar zerado, as equipes foram para os últimos 10 minutos divididos em dois tempos de cinco. No primeiro período extra, a ACBF procurou ter a bola na quadra de ataque. Com um minuto para virar o lado, a torcida local fez a festa. Murilo conduziu a bola até a linha de fundo, entrou na área, e rolou para Jhonnas. Ele escorou para o gol, 1 a 0 para os donos da casa. E com 18s ainda deu tempo de ampliar com Caio. O time do técnico André Bié se aproveitou do momento da troca do goleiro-linha adversário e foi mais rápido para fazer o 2 a 0.
Nos cinco minutos finais da prorrogação, o Minas precisou colocar o goleiro-linha, pois a vantagem era da ACBF. O time mineiro teve Biel expulso após falta dura. Murilo também recebeu o segundo amarelo, no banco, após discussão. Com relógio a favor da ACBF, o torcedor só esperou o tempo passar para comemorar. E faltando um segundo para terminar, Barbosinha roubou do goleiro-linha e fez o terceiro gol da classificação laranja às quartas de final da LNF.