Os números são frios, mas eles refletem o momento do Juventude dentro e fora de campo. Na tabela do Brasileirão, a equipe não tem mais jogos atrasados e somou 29 pontos em 25 partidas. A margem para a zona de rebaixamento está em quatro pontos. O alviverde nunca esteve no Z-4 nesta Série A. Entretanto, a queda de rendimento em campo é notória e os números comprovam.
O Juventude vem de atuações fracas e não vence há três rodadas. O time perdeu para o Atlético-GO e para o Inter e empatou com o Cuiabá. Desses, apenas o Colorado está na frente do alviverde.
A partida atrasada diante do Cuiabá era tratada como uma final para o elenco. Vencer um adversário direto aumentaria a gordura na tabela, mas não foi isso que aconteceu. O time ficou no 0 a 0, na última quinta-feira, e novamente houve uma queda de rendimento da equipe em todos os setores, principalmente no segundo tempo. Para o goleiro Gabriel, o time precisa reverter esse momento.
— É um adversário que está abaixo da gente na tabela, então é importante manter a distância. Precisamos reverter esse momento de duas derrotas e um empate. Agora é trabalho, é só trabalho — afirmou o goleiro Gabriel.
APROVEITAMENTO EM QUEDA
Sob o comando de Jair Ventura, o aproveitamento do Juventude caiu. Quando Roger Machado saiu, o time tinha 44,44% de aproveitamento. Hoje está em 38%. O novo comandante tem 30% de aproveitamento com a equipe em 10 jogos. Foram apenas duas vitórias, com três empates e cinco derrotas. O aproveitamento do comandante é igual ao do Cuiabá, na penúltima colocação.
É importante destacar que Jair Ventura enfrentou a maior sequência de jogos com desfalques. Ele chegou a ter mais de 10 atletas no departamento médico, conviveu com uma dura sequência de partidas sem intervalo para treinamentos, contando também a Copa do Brasil, e perdeu o principal jogador do time na temporada, o volante Caíque, que dava consistência ao setor vital da equipe, o meio-campo. Nenhum substituto chegou perto das atuações do volante.
REFLEXOS
O alerta está ligado no Alfredo Jaconi. A queda de rendimento também é reflexo de uma oscilação de atletas que vinham com boas atuações. Responsável por 11 gols e quatro assistências na temporada, o atacante Lucas Barbosa não consegue mais ter tanto protagonismo. O lateral-direito João Lucas e o meia Jean Carlos voltaram abaixo depois das lesões. Outra questão é que o time do Juventude ainda não embalou uma sequência de duas vitórias seguidas na Série A.
— A gente vem se cobrando para ter uma constância dos resultados, não conseguimos ainda ter uma sequência de vitórias. E agora, na reta final, espero que possa acontecer pra que não possa ser igual a 2021, que a gente teve que sofrer até a última rodada, dependendo de resultados e tendo que ganhar do Corinthians em casa. Nosso objetivo é que a gente resolva ainda antes o nosso campeonato — analisou Jair Ventura.
OS NÚMEROS NO BRASILEIRÃO
Jair Ventura
10 Jogos
9 Pontos
2 Vitórias
3 Empates
5 Derrotas
10 Gols pró
15 Gols contra
30% de aproveitamento
ROGER MACHADO
15 Jogos
20 Pontos
5 Vitórias
5 Empates
5 Derrotas
19 Gols Pró
20 Gols Contra
44,44% de aproveitamento
NÚMEROS TOTAIS JUVENTUDE
25 Jogos
29 Pontos
7 Vitórias
8 Empates
10 Derrotas
29 Gols Pró
35 Gols Contra
38% de aproveitamento