Um novo Caxias está em campo pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Pelo menos nos últimos cinco jogos, desde a chegada do técnico Thiago Gomes, o time conseguiu três vitórias no estádio Centenário. Antes dele, era apenas uma em nove jogos na competição.
De quebra, a campanha dentro de casa tirou o Grená da zona de rebaixamento. O clube ocupa, momentaneamente, a 15ª posição, com 15 pontos. E o desafio agora é fazer a equipe vencer a primeira partida fora de casa.
A tarefa não é simples, porque o Caxias visita o São Bernardo, atual quarto colocado na tabela, com 29 pontos, no Estádio Primeiro de Maio, neste domingo (4), às 19h. O time de São Bernardo do Campo precisa de apenas uma vitória para carimbar presença na segunda fase da Terceira Divisão.
— Estamos bastante confiantes de que vamos para este jogo em São Paulo e no próximo, com o Ypiranga, em Erechim, com o objetivo de vencer. Desde que o Thiago chegou, a gente tem uma identidade e temos feito bons jogos — garantiu o volante Elyeser.
O jogador é um dos atletas que recuperou o espaço na equipe com a vinda do treinador. Elyeser tem sido o único volante de origem no meio-campo grená e, além de dar sustentação defensiva, tem feito boas apresentações, saindo pra armar as jogadas de ataque.
— Eu sempre tive essa facilidade de marcar e sair um pouco para o ataque. Em 2017, na primeira passagem pelo clube, eu fazia muito isso. Acho que é muito do treinador, né? O Thiago é um cara muito tranquilo, um cara que deixa a gente super à vontade, tanto para depois que roubarmos a bola, termos a liberdade, principalmente o Tomas Bastos, de pisar dentro da área e isso facilita bastante — revelou o camisa 8.
Essa nova identidade que o volante diz que o time resgatou vem em boa hora. Justamente numa reta final de competição, onde restam apenas cinco rodadas até o fim da primeira fase. E para somar duas vitórias e garantir a continuidade na Série C de 2025, atletas e comissão técnica terão um aliado que há muito tempo não tinham: o alívio. Afinal, todos carregavam o peso de ver o clube na vice-lanterna da competição.
A pressão por vitórias ainda existe, mas o ambiente grená mudou com a saída do Z-4, no gol marcado aos 51 minutos sobre o Confiança, no meio de semana.
— Não tínhamos dúvida de quem éramos e, e de que com o trabalho do Thiago, as coisas iam acontecer. É a primeira vez que estamos respirando fora da zona de rebaixamento. Não é algo que tira o nosso sono, mas também não é algo que podemos relaxar. Eu acho que é o momento agora de termos um pouco mais de humildade. Ainda estamos há poucos pontos ali da zona de rebaixamento. Esse próximo jogo precisamos vencer para que possamos nos distanciar o mais rápido possível — finalizou Elyeser.
Times com mudanças
O Caxias não terá os dois alas-direitos à disposição para o confronto de domingo. Marcelo teve constatada uma lesão muscular na coxa. Enquanto que Yuri Ferraz está suspenso. Geilson já atuou no setor nesta Série C, no empate sem gols com a Ferroviária. A improvisação de um lateral-esquerdo como Mendes ou Artur Neves também pode acontecer. A boa notícia fica por conta da volta de Galvan, que estava suspenso.
Já o time do técnico Ricardo Catalá perdeu alguns jogadores importantes para o duelo. O São Bernardo não terá o atacante Silvinho, que teve constatada uma lesão de grau 1 na parte posterior da coxa direita. O zagueiro Rafael Forster, ex-Juventude, está suspenso. Mas Helder Maciel retorna à zaga após cumprir suspensão. Outros desfalques na defesa são Pedro Carrerette e Anderson Conceição.