A noite desta quarta-feira (7), em Erechim, será de reencontro. Pela primeira vez desde que deixou o clube, após o vice-campeonato gaúcho de 2023, o técnico Thiago Carvalho enfrentará seu ex-clube. Caxias e Ypiranga se enfrentam a partir das 19h em situações opostas dentro da Série C do Brasileiro. E o jogo adiado da 5ª rodada poderá ser decisivo para o futuro de ambos na competição.
E é nos "Thiagos" que os dois clubes gaúchos apostaram suas fichas na terceira Divisão. O Thiago do Canarinho chegou com a missão de classificar a equipe à segunda fase. E por enquanto ele vai cumprindo com o objetivo. Sob seu comando, o Ypiranga está na 7ª colocação da tabela, com 24 pontos. Foram 15 jogos, com sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 53%.
Thiago Carvalho encerrou o seu ciclo no Caxias no dia 13 de abril de 2023 após 330 dias no comando do Grená. Com ele, o time chegou aos jogos do acesso à Série C em 2022, mas perdeu a vaga para o América-RN de virada, nos acréscimos do duelo em Natal. Já em 2023, o Grená chegou à final do Estadual, mas acabou com o vice-campeonato diante do Grêmio.
— É um jogo importante porque poderá nos dar uma vantagem na reta final e que pode desequilibrar a disputa. Dentro da nossa casa, a gente precisa vencer o Caxias e fazer bem o nosso jogo. É uma reta final com jogos difíceis, e precisamos errar o mínimo possível pra nos classificarmos — destacou Carvalho.
Evolução com Thiago Gomes
O Thiago grená tem menos tempo de trabalho do que o do Ypiranga. Foram apenas seis jogos, mas com aproveitamento de 50%: três vitórias e três derrotas. O Caxias luta contra o rebaixamento e ocupa o 16º da tabela, com 15 pontos.
Para vencer a primeira partida fora de casa na Série C e de quebra se afastar do Z-4, Gomes aposta em uma partida típica de Gauchão, em Erechim, na noite de quarta-feira.
— Eu acredito que por ser um duelo de Campeonato Gaúcho, um jogo que acaba sendo mais competitivo a nível de disputa de bola aérea né? Como é a característica do futebol gaúcho de modo geral. O campo do Ypiranga é mais pesado. A equipe joga em construção, tenta ter a posse de bola também. Isso acaba limitando um pouco em alguns momentos. O jogo de primeira, de segunda bola. Então, temos que estar muito atentos na bola parada — destacou o técnico grená.
Sem Tomas Bastos suspenso, Galvan e Barba disputam a vaga no meio-campo. Se O primeiro atuar como volante, Arthur Neves entrará na ala-esquerda. No outro lado, Yuri Ferraz está de volta após cumprir suspensão. E independente das peças que atuarem, a convicção do grupo de atletas do Caxias é de que o time evoluiu com Thiago Gomes e é nisso que eles apostam para evitar a queda nas quatro partidas finais da competição.
— O trabalho do Thiago foi de fácil entendimento e aceitação, por parte dos jogadores. Acho que mesmo nas derrotas nós criamos bastante, com volume e uma criação muito grande, coisa que a gente não via antes. Nós, juntos, vamos conseguir sair dessa situação — avaliou o capitão Dirceu.