A Aparecidense apresentou uma notícia de infração, contra o Caxias, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube goiano, que briga para escapar do rebaixamento na Série C, alega uma suposta escalação irregular cometida pelo grená com a utilização do lateral-direito Yuri Ferraz.
Segundo o ge.globo, o CSA perdeu o interesse na denúncia, porque já assegurou sua permanência na Série C. Por outro lado, a Aparecidense ainda tem chances de escapar do rebaixamento e, por isso, buscou a Justiça Desportiva para tentar uma punição ao Caxias.
O advogado da Aparecidense é Osvaldo Sestário, que confirmou ao ge.globo, a notícia de infração. Agora, a Procuradoria do STJD avalia se há procedência e, se entender que sim, oferece denúncia. Somente a partir disso, pode acontecer um julgamento.
O Caxias demonstra tranquilidade quanto ao caso. O clube tem a convicção que Yuri vestiu a camisa do ABC na Série C de 2024 em somente três partidas (diante de Ferroviário, Londrina e Ferroviária).
— Nós temos a tranquilidade de que o Caxias está com a documentação do atleta em dia. O atleta está regular, escrito pelo Caxias. Temos todas as consultas feitas no site da CBF na época, onde consta que ele tinha seis jogos feitos, sendo que três tinha participado e três não — comentou o presidente Mario Werlang na semana passada.
A Aparecidense alega que ele já teria feito quatro jogos pelo clube nesta edição da competição, algo que seria ilegal pelo regulamento da CBF.
Entenda o caso
Na semana passada, essa informação surgiu em Natal de uma possível denúncia do ABC. Yuri Ferraz começou a Série C defendendo o clube potiguar. Pelas súmulas da CBF, ele fez as três partidas permitidas contra Ferroviário, Londrina e Ferroviária.
No entanto, o jogador participou da partida contra o Athletic-MG, em 5 de maio, e isso configuraria o quarto jogo. Porém, a súmula da partida mostra que quem entrou foi o atleta Ruan. Com isso, houve um erro da arbitragem. Felipe da Silva Gonçalves Paludo, do Rio de Janeiro, foi o árbitro do duelo.
Pelas imagens da partida, Ruan entraria, mas o ABC mudou a substituição de última hora, pois Lucas Sampaio pediu pra sair e, então, Yuri foi o escolhido para entrar. A confusão da arbitragem teria sido maior.
O quarto árbitro (Wanderson Alves de Sousa, de Minas Gerais), no momento em que Yuri entrou, levantou a placa apontando que o atleta Reis, número 14, estava deixando o gramado (mas ele já havia saído antes), e na verdade era Lucas Sampaio, camisa 6, quem estava saindo.