Não foi na noite desta quinta-feira (4) que o Juventude conseguiu vencer pela primeira vez fora de casa no Brasileirão de 2024. Apesar de ter feito uma boa apresentação e sido competitivo na etapa inicial, o time alviverde não conseguiu superar o Bahia, na Arena Fonte Nova. A equipe de Rogério Ceni venceu por 2 a 0, com gols de Thaciano e Cauly.
Com o resultado, o Ju continua na 13ª colocação, com 16 pontos. O próximo compromisso do Verdão será no domingo, às 16h, diante do Grêmio, no Estádio Alfredo Jaconi.
Na Arena Fonte Nova, com os retornos de Alan Ruschel e Gilberto ao time titular, o Ju começou assustando o time da casa. Logo no primeiro minuto, após cobrança de escanteio de Jean Carlos, Erick Farias furou em bola, na pequena área, e desperdiçou grande chance de abrir o placar. Com uma marcação alta, o time alviverde seguia impondo dificuldades ao rival. Aos nove minutos, João Lucas recebeu no lado direito e bateu cruzado para fora.
A primeira finalização do Bahia saiu aos 11 minutos. Jean Lucas teve liberdade e finalizou forte, nas mãos de Gabriel. Na resposta do Ju, Gilberto recebeu lançamento longo e tentou surpreender Marcos Felipe, que fez a defesa em dois tempos.
Aos 15, mais uma grande oportunidade para o Verdão. João Lucas fez boa jogada individual pelo lado direito e rolou para trás. Jadson rolou e Jean Carlos, de pé direito, bateu sobre o gol. O Bahia teve sua chance clara aos 19. Em passe de Thaciano nas costas da defesa, Everaldo entrou livre na área e finalizou de pé esquerdo. Gabriel Vasconcelos fez grande defesa e salvou o Ju.
O duelo se repetiu aos 27 minutos. Desta vez, Everton Ribeiro teve liberdade para criar e serviu o centroavante do Bahia. Everaldo tentou o chute cruzado e rasteiro, mas novamente parou em Gabriel. Em um confronto aberto e bem jogado, as duas equipes criavam oportunidades, mas o momento dos donos da casa era melhor. Aos 33, Thaciano fez jogada pela esquerda e cruzou na segunda trave. Everton Ribeiro tocou para trás e Cauly chegou de frente para o gol, mas foi travado por Erick no momento do arremate.
Encontrando mais espaços na intermediária, o Bahia quase abriu o placar aos 39. Mais uma vez, Everaldo recebeu na área, fez a finta e parou em Gabriel, que desarmou o centroavante com o pé direito. O Juventude voltou a ser perigoso na reta final da primeira etapa. E não abriu o placar por um detalhe. Jean Carlos deu um lindo passe na área e Lucas Barbosa ganhou do zagueiro antes de encobrir Marcos Felipe com um toque de pé direito. Só que Gabriel Xavier salvou de cabeça sobre a linha. Quase um golaço.
SEGUNDO TEMPO
Sem mudanças nos dois times, a volta do intervalo foi novamente positiva para o Ju. Com maior presença no campo de ataque, a equipe de Roger Machado resistia bem. Porém, bastou uma chance para Everton Ribeiro receber entre as linhas da marcação e encontrar Thaciano entre os zagueiros. O ex-gremista bateu rasteiro, sem chances para Gabriel: 1 a 0.
Com a desvantagem no placar, Roger fez as duas primeiras mudanças, com as entradas de Nenê e Taliari nas vagas de Jean Carlos e Gilberto. Logo na sequência, o Bahia fez mais um. Thaciano recebeu com liberdade na esquerda e rolou para Jean Lucas, que serviu Cauly. O meia bateu rasteiro no canto e fez 2 a 0.
Com novas mudanças e as entradas de Ruan, Ewerthon e Peixoto, o treinador alviverde tentava recolocar o Ju na partida. Mas, mesmo com posse de bola no campo de ataque, o time não conseguiu finalizar as jogadas com qualidade. Por outro lado, o Bahia era sempre perigoso nos contra-ataques. Em um deles, Ademir saiu cara a cara com Gabriel, driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo e bateu para fora.
Em um ritmo menos intenso, o jogo se arrastou até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 14ª rodada
Arena Fonte Nova
Bahia 2x0 Juventude
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende, 38/2º), Jean Lucas (De Pena, 31/2º), Everton Ribeiro e Cauly (Estupiñan, 31/2º); Thaciano (Biel, 25/2º) e Everaldo (Ademir, 31/2º). Técnico: Rogério Ceni
Juventude
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Peixoto, 32/2º), Jadson e Jean Carlos (Nenê, 20/2º); Erick Farias (Ruan, 28/2º), Lucas Barbosa (Ewerthon, 28/2º) e Gilberto (Taliari, 20/2º). Técnico: Roger Machado
Gols: Thaciano (B), aos 13min, Cauly (B), aos 22min, no segundo tempo.
Amarelos: Jadson, Gilberto, Zé Marcos, Peixoto (J).
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Luiz Regazone e Carlos Henrique Filho.