Mais uma vez a Divisão de Acesso vai parar nos tribunais. O Esportivo foi denunciado por uma suposta escalação irregular do atacante Victor Jesus, na partida contra o Gaúcho, na estreia da competição, no empate em 0 a 0 no Estádio Montanha dos Vinhedos, no dia 13 de abril. O clube de Bento Gonçalves será julgado na próxima terça-feira (9), véspera da última rodada da primeira fase, e pode perder pontos e ser multado.
A denúncia foi apresentada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS), através do Cruzeiro, atual lanterna da competição com oito pontos, quatro a menos do que o Esportivo. O documento afirma que o atacante Victor Jesus foi escalado na súmula como reserva e entrou na disputa aos 17 minutos do segundo tempo, substituindo Gustavo Sapeka.
No entanto, segundo a denúncia, Victor Jesus deveria cumprir mais uma partida de punição por julgamento quando atuava pelo União Suzano Atlético Clube, seu clube anterior, conforme certidão emitida pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Esportivo foi denunciado na sanção do artigo 214, §§1º e 2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O artigo 214 afirma que "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)".
Além disso, fala que "§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator. (NR). § 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados".
Faltam duas rodadas para acabar a primeira fase da Divisão de Acesso. O Cruzeiro briga contra o rebaixamento. A classificação do Grupo A tem o Glória na liderança com 29 pontos. Na segunda posição aparece o Passo Fundo com 21. O Veranópolis é o terceiro com 20 e o União Frederiquense é o quarto com 17. Depois aparecem o Brasil-Far em quinto com 15, o Gaúcho em sexto com 12, Esportivo sétimo com 12 e o lanterna Cruzeiro com 8. O último colocado é rebaixado.
Processo Disciplinar nº 091/24
Partida: C. Esportivo Bento Gonçalves x S.C. Gaúcho.
Competição: Divisão de Acesso – 2024.
Data e Local: 13/04/2024, em Bento Gonçalves.
Denunciado(s):
- C. Esportivo Bento Gonçalves, entidade desportiva, incursa na sanção do artigo 214, §§1º e 2º, do CBJD.