O Caxias, enfim, deu as caras na Série C do Brasileiro. Com uma atuação consistente e de imposição, o time grená goleou a Aparecidense por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (17), no Estádio Centenário. Gabriel Silva, Álvaro e Robinho marcaram os gols.
A primeira e única vitória até aqui na competição havia sido contra o Figueirense, no dia 2 de junho. Com o resultado, o Grená chega aos nove pontos, mas segue na vice-lanterna. O próximo compromisso será no sábado, às 17h, contra o Londrina, no Estádio do Café. Ainda restam oito compromissos na primeira fase.
Acumulando sete jogos sem vitórias, o time grená entrou em campo com mudança no gol e os reforços anunciados recentemente no banco de reservas. Apresentando o esquema com três zagueiros e uma formação muito ofensiva, o Caxias iniciou a partida de forma agressiva.
Após uma sequência de cruzamentos para a área, o time grená levou perigo em finalização de fora da área de Tomas Bastos, que passou rente à trave. Na resposta da Aparecidense, aos 10, Luan Santos deu uma meia-lua em Galvan e cruzou rasteiro para Robert. O atacante chutou no canto e Thiago Coelho espalmou para o lado.
A passividade da marcação grená começava a chamar a atenção do torcedor, que com menos de 15 minutos já protestava contra a direção. Em campo, o time reagiu abrindo o placar. Em lançamento longo de Tomas Bastos nas costas da zaga, Gabriel Silva arrancou em velocidade e tirou do goleiro para fazer o 1 a 0.
Logo na sequência, outra jogada bem trabalhada e Galvan encontrou Marcelo livre na direita. O lateral cruzou com perfeição e Álvaro cabeceou para o chão e a bola parou na rede: 2 a 0.
A partir daí, as dificuldades defensivas da equipe visitante foram ficando ainda mais evidentes. Gabriel Silva, em chute de dentro da área, e Dirceu, de cabeça, quase ampliaram antes dos 25 minutos.
Atrás do placar e também na zona de rebaixamento, a Aparecidense passou a se expor mais e permanecer por mais tempo no ataque na segunda metade do primeiro tempo. Ao mesmo tempo, o Caxias também teve mais espaços para contra-atacar. Aos 39, após cobrança de escanteio de Tomas Bastos, Elyeser escorou na primeira trave e Gabriel Silva, na pequena área, desviou para fora.
SEGUNDA ETAPA
O reinício da partida para o time grená foi avassalador. Com menos de dois minutos, após cruzamento do lado esquerdo, Álvaro cabeceou firme e Pedro Henrique fez grande defesa. No rebote, Robinho empurrou para as redes: 3 a 0.
O que já era uma boa vantagem se transformou em goleada e o time de Thiago Gomes passou a ter mais espaços para ampliar o placar. A Aparecidense só foi finalizar aos 14 minutos, quando Genilson tentou o chute da entrada da área e obrigou Thiago Coelho a fazer boa defesa.
Aos 17, nas primeiras modificações, o treinador grená promoveu a estreia do atacante Welder. Em um jogo mais franco, a Aparecidense criou boa chance com Luan Sales, que bateu de fora da área e, após desvio, a bola raspou a trave e saiu.
O ritmo mais lento do Caxias a partir das modificações fez o goleiro Thiago Coelho ganhar destaque. Foram pelo menos três grandes defesas, em finalizações em Genilson, Juninho e Cauari, todas em finalizações de dentro da área.
FICHA TÉCNICA
Série C - 13ª rodada
Caxias 3x0 Aparecidense
Estádio Centenário
Caxias
Thiago Coelho; Lucas Cunha, Dirceu, Cézar Henrique; Marcelo, Elyeser, Tomas Bastos (Wendell, 28/2º) e Galvan (Arthus Neves, 34/2º); Gabriel Silva (Peu, 28/2º), Robinho (Yuri Ferraz, 17/2º) e Álvaro (Welder, 17/2º). Técnico: Thiago Gomes
Aparecidense
Pedro Henrique; Luan Sales, Vanderley, Luan Martins e Rodrigues (Juninho, int.); Du Fernandes (Cauari, 35/2º), Guilherme Nunes e Robert (Genilson, int.); Rhuan (Emanuel, 35/2º), Igor Torres e Rubens (Alan James, 45/2º). Técnico: Emerson Ávila
Gols: Gabriel Silva (C), aos 18min, Álvaro (C), aos 21min, no primeiro tempo. Robinho (C), aos 2min, no segundo.
Amarelos: Wendel, Elyeser (C); Luan Martins, Luan Sales, Du Fernandes (A).
Árbitro: Bruno Nogueira Prado, auxiliado por Bruno da Paixão e Jamilly Costa Oliveira. O trio é da Bahia.