Um duelo estadual na Série C de 2024 para definir os rumos de Caxias e São José na competição. Os dois clubes gaúchos estão nas últimas posições na tabela de classificação, e se enfrentam neste domingo (28), às 16h30min, no Estádio Centenário, pela 15ª rodada. O Grená está em 19º lugar, com nove pontos. O Zeca vem atrás, na lanterna, com cinco.
O momento delicado faz com que as principais lideranças do time grená apareçam para mostrar ao torcedor que ainda há chances de o elenco dar a volta por cima. É o caso do zagueiro Dirceu. Remanescente da equipe que conquistou o acesso à Série C na temporada passada, o defensor sabe o quanto representa ao clube a permanência na Terceira Divisão.
— Acho que todos nós atletas, desde o mais velho até os mais jovens, estão extremamente cientes do momento que é para o clube, e individualmente. Sabemos que o "eu" pouco importa agora. O que importa é o "nós", o que importa é o Caxias — apontou o defensor.
Aos 36 anos, Dirceu foi um dos jogadores que mais demonstrou interesse em absorver as ideias do técnico Thiago Gomes no dia a dia do clube. Tanto que o zagueiro não esconde que o time melhorou de rendimento com a chegada do treinador há três rodadas.
— A principal diferença é a organização tática, eu diria. Acho que, rapidamente, o Thiago conseguiu identificar a qualidade do grupo e tirar de nós o melhor. Os resultados, talvez, não venham a corroborar com essa opinião. Porém, quem analisa o desempenho e a performance de jogadores, acho que é notório que houve uma evolução. Então, temos que transformar isso em resultado — destacou o atleta.
As próximas duas partidas em sequência, dentro de casa, serão com rivais diretos na briga contra o rebaixamento. Além do São José, netse fim de semana, o Caxias recebe o Confiança, na quarta-feira (31), em jogo adiado da quarta rodada. Os sergipanos estão em 16º lugar, com 13 pontos.
Mas para o zagueiro grená, os atletas devem deixar a tabela de lado e focar unicamente na partida de domingo.
— Desde que cheguei aqui, tenho falado que o jogo mais importante da nossa vida é o próximo, independente da nossa situação. E, obviamente, quem olha pra tabela, quem olha pra situação, pode colocar um peso a mais. Temos que nos blindar o máximo possível, nos alimentar daquilo que nos motiva. E nossas performances têm nos mantido assim, esperançosos — finalizou Dirceu.
Já o São José vem com um velho conhecido na casamata. O técnico Rogério Zimmermann foi contratado em julho para tentar tirar o clube da lanterna da Série C. Mas em quatro partidas à frente do Zeca, o treinador acumula um empate e três derrotas.