O Juventude fez um bom enfrentamento com o Palmeiras, mas isso não foi o suficiente para tirar pontos do atual bicampeão brasileiro. No Allianz Parque, em São Paulo, a equipe de Roger Machado acabou derrotada por 3 a 1, na noite deste domingo (23). Flaco López, Estêvão e Mayke marcaram os gols do time paulista, enquanto Erick Farias fez para os visitantes.
Com 13 pontos, o Ju caiu para a 12ª colocação. Na quarta-feira (26), a equipe enfrenta o Flamengo, às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Com Alan Ruschel de volta à lateral esquerda e Ewerthon e Erick Farias como substitutos de Lucas Barbosa e Marcelinho, respectivamente, o Juventude iniciou a partida sendo pressionado em sua saída defensiva. Mesmo assim, o time de Roger Machado conseguiu evitar que os donos da casa criassem lances de perigo nos minutos iniciais.
A primeira finalização do Palmeiras saiu aos 14 minutos. Após um corte errado de Zé Marcos, o próprio zagueiro desviou o chute de Marcos Rocha, que iria em direção ao gol. Aos 17, após a bola ficar pipocando na área, Flaco López tentou de bicicleta e a bola parou nas mãos de Gabriel.
O Ju chegou aos 20. Em falta frontal, Nenê colocou no ângulo e Weverton defendeu de forma segura. No minuto seguinte, uma grande oportunidade. Caíque lançou Gilberto no contra-ataque e o centroavante saiu cara a cara com o goleiro do Palmeiras. Porém, o camisa 9 demorou para finalizar, tentou a finta e acabou desarmado por Naves.
A equipe gaúcha seguia melhor e voltou a levar perigo aos 23. Após cobrança de escanteio, Danilo Boza ganhou da defesa com dois toques de cabeça e finalizou firme para grande defesa de Weverton. A resposta do Palmeiras veio aos 33. Após cruzamento de Vanderlan do lado esquerdo, Raphael Veiga cabeceou e Gabriel fez grande defesa em dois tempos. No lance seguinte, após tabela com Veiga, Estevão recebeu na área e cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu para completar.
Aos 38, em contra-ataque rápido, o Palmeiras chegou com Flaco López, que recebeu na área, em posição duvidosa, e finalizou de cavadinha. A bola acertou a trave e saiu. Na blitz paulista, Estevão serviu Zé Rafael, aos 46, e o meia chutou sobre o gol.
Na última chegada da primeira etapa, Nenê cruzou com capricho e Erick Farias cabeceou para outra defesa segura de Weverton.
SEGUNDO TEMPO
Na retomada da partida, o Palmeiras chegou com perigo logo no primeiro minuto. Flaco López finalizou da entrada da área e Gabriel salvou mais uma vez. Aos três minutos, não teve jeito. Em lateral cobrado de forma rápida, Raphael Veiga cruzou da direita e Flaco López cabeceou no canto: 1 a 0 Palmeiras.
Na busca pelo empate, Roger Machado trocou Gilberto por Gabriel Taliari. Mas o Palmeiras seguiu melhor. De fora da área, Gabriel Menino quase marcou o segundo gol, aos 13 minutos.
O Ju não desistia e, em jogada bem trabalhada, aos 17, a bola saiu do campo de defesa e acabou em Erick Farias, que chutou cruzado para fora. No lance seguinte, após latereio da direita, Taliari raspou e Erick Farias cabeceou para as redes: 1 a 1.
O empate não satisfez o time de Roger Machado. Em mais uma jogada de velocidade, aos 23 minutos, Erick Farias avançou para a área e chutou forte para um milagre de Weverton, que espalmou para fora.
Em um jogo aberto e com chances para os dois lados, o Palmeiras colocou seus titulares preservados em campo e Rony quase marcou aos 27, em finalização de fora da área. Aos 29, depois de cruzamento da direita, Flaco desviou e Estevão bateu cruzado, sem chances para Gabriel: 2 a 1.
A joia do time paulista quase fez o terceiro aos 33. Rony acertou lindo passe e Estevão bateu forte na trave de Gabriel. Seis minutos depois, um lance polêmico gerou o terceiro da equipe paulista. Jadson foi derrubado por Zé Rafael dentro da área, na defesa do Ju. O árbitro não deu a falta e, na sequência do lance, Zé cruzou e Mayke só rolou para fazer o 3 a 1. Após muita reclamação, a arbitragem não foi ao VAR e confirmou o gol.
Ainda tentando descontar, Mandaca obrigou Weverton a fazer duas grandes defesas, aos 42 minutos. Mesmo sem desistir até o fim, o Ju não conseguiu mudar o placar do confronto. O Palmeiras agora é vice-líder. O Ju, por outro lado, não terá Gabriel e Zé Marcos, suspensos, no próximo compromisso, diante do Flamengo.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 11ª rodada
Estádio Allianz Parque, em São Paulo
Palmeiras 3x1 Juventude
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Vanderlan (Piquerez, 22/2º); Fabinho (Anibal Moreno, 22/2º), Zé Rafael e Raphael Veiga; Gabriel Menino (Rony, 22/2º), Estêvão (Mayke, 34/2º) e Flaco López (Dudu, 32/2º). Técnico: Abel Ferreira
Juventude
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Oyama, 39/2º), Jadson, Ewerthon (Popó, 39/2º) e Nenê (Jean Carlos, 31/2º) ; Erick (Mandaca, 31/2º) e Gilberto (Taliari, 7/2º). Técnico: Roger Machado.
Gols: Flaco López (P), aos 3min, Erick Farias (J), aos 18min, Estêvão (P), aos 29min, Mayke (P), aos 37min, no segundo tempo.
Amarelos: Flaco López, Piquerez (P); Gabriel Vasconcellos, Zé Marcos, Jadson (J);
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda com auxiliares Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA) e Leone Carvalho Rocha; VAR: Paulo Renato Coelho.