A retomada do Juventude no Brasileirão 2024 foi carregada de emoção. No Maracanã, o time de Roger Machado jogou de igual pra igual com o Fluminense na noite de sábado (1º) e retorna a Caxias do Sul com um empate em 1 a 1. Marcelo, de pênalti, abriu o placar para os cariocas, no primeiro tempo. Jadson, recebendo um passe de graça do goleiro Fábio, deixou tudo igual no segundo. O time ainda foi valente e defendeu o resultado com um a menos nos instantes finais, com a expulsão de Popó.
O Verdão voltará a campo e reencontrará seu torcedor no Alfredo Jaconi na quarta-feira (5), às 19h, diante do Atlético-GO. O confronto é um dos jogos adiados do clube na competição e será válido pela 5ª rodada. O Ju ficará com um jogo atrasado no calendário que é o duelo com o Inter, fora de casa, em data e local a serem definidos.
Faltou o gol
O Ju começou melhor e visivelmente mais concentrado em campo do que o adversário. Prova disso é que em menos de três minutos, o Verdão roubou três bolas no campo de ataque. E o primeiro arremate a gol veio com Marcelinho. O atacante recebeu na ponta esquerda e chutou rasteiro. Fábio pegou firme na bola. Em seguida, Lucas Barbosa fez om goleiro do Flu trabalhar duas vezes, mas o atacante alviverde estava adiantado.
O gol quase veio aos sete minutos. Nenê recebeu na extrema direita, se aproximou da área, escolheu o canto direito e chutou colocado. A bola explodiu na trave. Na sequência, o vovô garoto recuperou a bola na área e deu um toque de letra, mas na finalização, João Lucas isolou a bola pra linha de fundo.
Apenas aos 11 os cariocas ameaçaram em chute de Cano que Gabriel mandou pra escanteio. A resposta alviverde veio com Marcelinho. Mas o atacante não aproveitou o corte errado de Marlon na área e bateu em cima de Fábio.
Aos 27, o Flu perdeu Felipe Melo. Com dores na panturrilha, o zagueiro deixou o gramado para entrada de Thiago Santos. Os cariocas equilibraram o duelo e abriram o placar num lance polêmico. Ganso recuperou a bola na ponta de Danilo Boza e passou para Martinelli na área. Thiaguinho chegou dando um leve toque por trás no calcanhar, o suficiente para o árbitro assinalar a penalidade. Na cobrança, Marcelo acertou o canto esquerdo de Gabriel, que foi no lado certo, mas não alcançou: Flu 1 a 0, aos 41.
Presente de ouro
O Juventude voltou com a mesma formação para o segundo tempo. Mas o jogo começou a ficar truncado e muito faltoso nos minutos iniciais. Até que aos 11, Jadson recuperou a bola e rolou para Lucas Barbosa. O atacante cruzou rasteiro na pequena área e Thiago Santos quase marcou contra ao cortar pra trás.
E se faltava efetividade ao Ju para empatar o jogo, o goleiro Fábio deu uma ajudinha do tamanho do Maracanã. Aos 21, o goleiro tentou o passe, com os pés, para Marquinhos na área, mas deu um presente para Jadson. O volante alviverde dominou e teve o trabalho apenas de empurrar pro fundo das redes: 1 a 1.
Com o desgaste natural dos mais de 30 dias sem jogos, as principais peças alviverdes no jogo, como Nenê e Lucas Barbosa, foram deixando o gramado. Roger aproveitou o decorrer do jogo para fazer as cinco substituições e dar um novo gás ao time.
Uma das alternativas foi a entrada de Popó, que cometeu uma falta e recebeu cartão amarelo no primeiro lance e, aos 39, ao chutar em gol, após o árbitro já ter parado o lance, recebeu mais uma advertência e foi expulso de campo.
Com 10, o jogo ficou dramático. Danilo Boza salvou o segundo gol do Fluminense ao se jogar na bola em chute de John Kennedy. Mas o Verdão foi competente para segurar o 1 a 1 e deixar uma boa impressão na retomado do Brasileirão.
Ficha técnica
Fluminense 1x1 Juventude
Brasileirão 2024 - 7ª rodada
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
FLUMINENSE
Fábio; Guga, Manoel, Felipe Melo (Thiago Santos, 27/1º) e Marcelo (Diogo Barbosa, 35/2º); Martinelli, Alexsander (Renato Augusto, 35/2º) e Ganso; Arias, Keno (John Kennedy, 24/2º) e Cano. Técnico: Fernando Diniz
JUVENTUDE
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel; Thiaguinho (Oyama, 32/2º), Jadson e Nenê (Gilberto, 24/ 2º)); Lucas Barbosa (Popó, 28/2º), Marcelinho (Rildo, 32/2º) e Erick Farias (Mandaca, 24/2º). Técnico: Roger Machado
Gols: Marcelo (F), aos 41 minutos, no primeiro tempo. Jadson (J), aos 21, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Popó, Zé Marcos (J), Jadson, Roger (J). Ganso, Martinelli (F)
Cartão vermelho: Popó (J), aos 39 minutos, no
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP), com os auxiliares Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP) e Schumacher Marques Gomes (SP). VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)