O Estádio Centenário terá uma iluminação moderna até o mês de julho. O Caxias fechou uma parceria com a empresa Intral para instalação de um novo sistema, todo de LED. As lâmpadas antigas serão retiradas e, possivelmente, destinadas para reciclagem, pois são muito antigas.
Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o presidente do Caxias explicou como vai ser a nova iluminação da casa grená.
— Nós realmente estávamos devendo isso para o nosso torcedor, estávamos devendo isso para a Federação, que cobrava o Caxias. Vamos colocar luminárias de primeira linha. A Intral está usando o Caxias para fazer uma "case" do produto deles, porque o Caxias por si só dificilmente ia conseguir fazer. No passado nós fizemos orçamentos para a troca, foi de R$ 1 milhão, R$ 1,5 milhão. O Caxias não tinha condições de investir todo esse valor — explicou o presidente Grená — explicou Mário Werlang.
A troca das lâmpadas antigas deve começar já nesta semana. O valor total da parceria não foi informado, mas os custos para o Caxias giram na casa dos 20% do considerado valor total. O restante será em troca de patrocínio com a empresa da cidade.
O presidente Werlang projeta mais que dobrar a qualidade da iluminação do Centenário e ter uma redução na conta de luz, pois o sistema é de LED.
— Nós vamos passar de uma média de 500 lúmens para mais de mil. Dobrando a capacidade da iluminação do estádio, mesmo assim nós vamos ficar ainda em torno de 20% a 30% abaixo do consumo, porque é uma tecnologia muito mais moderna, a tecnologia de vapor metálico que hoje existe no centenário é uma tecnologia da década de 80, 90, e a tecnologia de LED é uma tecnologia do nosso século atual — detalhou Mário Werlang, que ainda completou:
— Hoje um dos grandes problemas é que nós temos uma iluminação que não é uniforme. Temos pontos dentro do estádio Centenário que tem 300 lúmens, e tem pontos com 800. A nessa nova iluminação nós vamos ter pontos de 1.250 e o mínimo que nós vamos ter nos pontos mais "críticos" é 900 lumens. Então, nós vamos melhorar muito. Já estamos preparando o Caxias quer uma posição melhor no cenário nacional.
INAUGURAÇÃO
Em menos de um mês o Caxias espera ter todo o sistema de LED instalado no Estádio Centenário. A retirada das lâmpadas vapor metálico deve começar nesta semana. O clube já tem a data marcada para a partida de inauguração da nova iluminação. A ideia é no jogo contra com o Remo, no dia 8 de julho, uma segunda-feira, utilizar o sistema a pleno.
— Vamos começar semana que vem a troca da iluminação. Pretendemos até o dia 30 estar com a iluminação toda trocada para fazer um primeiro teste e no final com toda iluminação pronta, regulada, porque essa padronização do estádio como um todo demanda muito de uma regulagem fina de todo posicionamento das luminárias — afirmou Mário Werlang, que complementou:
— Pretendemos fazer uma inauguração oficial de toda essa iluminação no dia 8 do nosso jogo contra o Remo. Provavelmente vai ter algum jogo antes disso, mas não vai ser a inauguração oficial porque talvez não esteja ainda no padrão 100% do que vai estar o estádio.