Um dos grandes nomes da crônica esportiva de Caxias do Sul morreu, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira (28). Hilton Britto foi narrador, repórter e comentarista. Trabalhou nas Rádios São Francisco, UCS e Caxias. O jornalista e apresentador Britto Jr. fez um texto de despedida nas redes sociais.
— Para mim, ele era um gênio. Pela sua inteligência, por suas ideias e opiniões, pela criatividade e bom-humor. Pela sua maneira simples e descontraída de levar a vida. Suas tiradas eram as melhores. Aprendi quase tudo com ele. E digo quase porque confesso que não houve tempo suficiente para captar 100% de sua imensa sabedoria — disse Britto Jr, que completou:
— Apaixonado por futebol, Hilton Britto também foi um grande comentarista esportivo, que não declarava seu time de coração por achar que isso poderia comprometer a credibilidade. Nem para mim ele disse se era Caxias ou Juventude. Nunca. Levava seu trabalho realmente à serio. Isento por opção, não poupava criticas justas e elogios merecidos, mas sem exagero.
Britto Jr. iniciou a carreira em Caxias do Sul. Na década de 80, se transferiu para Bauru, interior de São Paulo, para a implantação da TV Globo Oeste Paulista. Depois ainda trabalhou no SBT, retornou à TV Globo e também foi contratado da Record. Hilton Britto foi fundamental na trajetória do filho.
— Na vida familiar também foi dedicado. Basta dizer que fez questão de me levar até Bauru, interior de São Paulo na época em que fui contratado como repórter da Globo. Mesmo a distância, nós falávamos quase diariamente por telefone. Ele era o único que me ligava todos os dias. Me arrependo de não ter gravado, pois essas ligações eram um verdadeiro programa de entretenimento. A partir de agora, infelizmente, não terei mais o prazer destes telefonemas — finalizou.
Hilton Britto é velado na Capela E do Memorial São José e o sepultamento ocorre, às 17h, no cemitério da sociedade do bairro de Nossa Senhora de Lourdes.