Futebol é mesmo dinâmico. No dia 1º de setembro de 2023, a passagem do técnico Filipe Dias pelas categorias de base do Juventude foi encerrada. O fato mais curioso é que horas antes do anúncio, o profissional foi homenageado com uma camisa de número 200 do Juventude, antes do jogo contra a Chapecoense, pela 26ª rodada da Série B, no Estádio Alfredo Jaconi. O número era referente aos jogos no comando das equipes da base.
Na época, em entrevista ao Pioneiro em GZH, o treinador disse que foi surpreendido pela demissão. Agora, oito meses após toda a situação, Filipe Dias está de volta ao Estádio Alfredo Jaconi.
O Departamento das Categorias de Base confirmou a contratação do profissional nesta segunda-feira (27). O treinador assume o comando da categoria sub-20 do Verdão. Filipe treinará a equipe na disputa do Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Liga Serrana nesta temporada.
— É uma satisfação imensa retornar ao Juventude. A minha primeira passagem no clube foi importante para minha evolução profissional, mas o meu olhar é só para o futuro, vislumbrando novos desafios e metas. A partir de agora, buscarei escrever novos capítulos na história alviverde. Eu possuo uma identificação com o Juventude, passei alguns anos da minha carreira aqui. Para esta temporada, projeto contribuir diretamente na formação de jogadores e atingir as metas do Departamento no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil — afirmou Filipe ao site oficial do clube
CARREIRA
Filipe Dias ganhou destaque após o título do Juventude no Gauchão sub-17, 11 anos depois da primeira conquista do clube na categoria. O profissional esteve no clube desde 2018, quando assumiu a categoria sub-13, onde foi campeão Municipal e Serrano, além de vice-campeão Gaúcho e da Copa Cidade Verde. O treinador disputou ainda o Mondial Pupilles, na França. Em 2019, Filipe assumiu a categoria sub-14 e dos cinco campeonatos disputados teve quatro títulos. Campeão Gaúcho, Municipal, da Copa Sesc e da Copa Maravilha. Em março de 2020, assumiu a categoria sub-17.
O treinador conduziu a categoria ao título do estadual de 2022, diante do Gramadense. Na atual temporada, o treinador dirigiu a equipe sub-20 e conduziu o time à final do Gauchão, algo que não acontecia desde 2016. O Ju ficou com o vice-campeonato, perdendo a decisão para o Grêmio, depois de deixar para trás o Inter, nas quartas de final.
Filipe iniciou a carreira como treinador no Cruzeiro de Porto Alegre, na equipe sub-12. Em 2015, Filipe foi analista de desempenho no Flamengo. Formado em educação física, o técnic0 tem cursos de treinador da UEFA.