O Juventude enfrenta o Grêmio, no sábado (6), às 16h30min, na Arena, em Porto Alegre. E há um impasse sobre o espaço destinado ao torcedor jaconero na decisão do Gauchão 2024. O clube solicitou o mínimo de quatro mil ingressos para a sua torcida. No entanto, a Brigada Militar notificou o Juventude que serão somente dois mil jaconeros na Arena, por questões de segurança.
O coronel Luciano Moritz, comandante do CPC (Comando do Policiamento da Capital), concedeu entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, e explicou a decisão sobre a limitação do número de torcedores do Juventude na Arena:
— Nós, que operamos segurança pública, primamos sempre por todo cenário de segurança e foco principal na vida. Tudo que possa comprometer a vida, nós nos posicionamos de uma forma muito firme. Toda essa questão de limitar acesso é uma questão de segurança. Nós temos condição finita para fazer deslocamento de torcida. Nós estabelecemos, por questão de segurança, que o nosso batalhão de choque fará o deslocamento da torcida de Caxias, no número de 2 mil torcedores.
O comandante do CPC demonstrou preocupação com o número de pessoas que irão se deslocar da Serra Gaúcha até a Capital:
— Nós queremos proteger as pessoas. E para proteger, nós temos um protocolo que estabelecemos. Quero deixar claro que as pessoas que descerem a Serra e não estiverem nesse comboio, serão limitados de chegar no estádio, sob pena de não assistir o jogo dentro do horário. Não posso permitir que a torcida rival chegue fora de um comboio. Isso sim teremos um grande episódio danoso. Não queremos dar uma notícia ruim no dia seguinte ao jogo.
O coronel Luciano Moritz ainda comentou sobre quais fatores foram analisados para tomar tal decisão:
— Nós temos que avaliar sempre a rivalidade. No contexto que temos hoje, temos que avaliar esse cenário. Compreendam que fazer um deslocamento com 40 ônibus, são 2km de comboio e eu preciso de muitos motociclistas e guarnições. Nosso recurso é finito. Não podemos ter toda segurança pública para atender esse cenário.
Comboio da Serra
O comandante do CPC (Comando do Policiamento da Capital), Luciano Moritz, demonstrou preocupação com o número de veículos que irão deslocar até a capital. Quanto mais veículos, mais difícil fazer o acompanhamento. Por isso, a limitação, segundo ele:
— O problema é a chegada desses torcedores. Por isso, o cenário controlado tem demonstrado que tem sido exitoso, porque primamos por protocolos de segurança. Segurança pública é algo técnico e temos de respeitar. O público desse jogo se assemelha a um Gre-Nal.
— A cada jogo, nós mensuramos público, torcidas, rivalidade. Estamos com um grupo técnico reunido e amanhã teremos com os clubes, o judiciário, ministério público, todos os entes. Não podemos tratar como uma receita de bolo. Os jogos têm características diferentes, times, rivalidades, ambientes.
Ingressos
A Arena informou que a venda de ingressos começou às 14h desta quarta-feira (3). Os torcedores do Juventude podem comprar de forma antecipada pelo site. Cada torcedor poderá adquirir um ingresso por pessoa e não será necessária a troca do bilhete para o acesso ao Estádio. O valor do ingresso para a torcida do Juventude é de R$ 110.