A atuação foi melhor do que o resultado. Com mais volume de jogo do que o adversário e criando oportunidades, o Juventude acabou ficando no empate em 1 a 1 com o Criciúma, na estreia das duas equipes no Brasileirão 2024. O jogo foi realizado no Estádio Heriberto Hülse, no interior de Santa Catarina.
Renato Kayser abriu o placar para os donos da casa na etapa inicial e Jean Carlos deixou tudo igual no segundo tempo. Na segunda rodada, o Ju terá seu primeiro desafio no Estádio Alfredo Jaconi, contra o Corinthians, quarta-feira (17), às 20h.
Com a estreia de Gabriel Inocêncio na lateral esquerda e Nenê fazendo sua primeira partida como titular na temporada, o Juventude começou a partida mostrando que não iria apenas se defender. Logo aos dois minutos, Lucas Barbosa recebeu na meia direita, puxou para o meio e bateu firme, sobre o gol. No minuto seguinte, Gilberto apareceu livre na área e parou na defesa de Alisson. O bandeira assinalou o impedimento após a finalização.
Sob forte chuva no Heriberto Hülse, o jogo ficou mais truncado nos minutos seguintes. Mas quem voltou a levar perigo foi o Verdão. Aos 14, em contra-ataque rápido, Lucas Barbosa lançou Gilberto, que se aproveitou do vacilo de Wallisson Maia e finalizou cruzado para fora. O problema maior é que, no chute, o centroavante se lesionou e precisou ser substituído por Erick Farias.
A primeira chance clara do Criciúma veio aos 17 minutos. Marquinhos Gabriel fez grande jogada individual e serviu Renato Kayser, que cabeceou sobre o gol. Dois minutos depois, Eder girou na intermediária e chutou sem direção.
Em outro contra-ataque armado a partir de um desarme de Lucas Barbosa, Nenê ficou com a bola na intermediária e bateu rasteiro. O goleiro Alisson defendeu firme. O Tigre chegou forte aos 22 minutos. Após cruzamento para a área, a bola sobrou para Eder, que acabou derrubado por Zé Marcos. Pênalti marcado. Porém, após cinco minutos de revisão, o VAR assinalou impedimento na origem do lance.
Aos 30, Nenê roubou a bola na intermediária ofensiva e depois deu a assistência para Lucas Barbosa, de frente para o gol. O chute colocado saiu rente à trave. Se o Ju desperdiçou, o Tigre não. Aos 35, em lançamento para a área, Marcelo Hermes ganhou na bola aérea e encontrou Renato Kayser livre. O centroavante girou e finalizou sem chances para Gabriel: 1 a 0 Criciúma.
Atrás do placar, o Juventude voltou a finalizar aos 40 minutos, com Jadson. O volante arriscou de fora da área, mas no meio do gol, fácil para Alisson. Mesmo com mais posse de bola, o time alviverde não conseguiu chegar ao empate antes do intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Na volta dos vestiários, o Criciúma finalizou com menos de 20 segundos. Marquinhos Gabriel bateu de fora da área e Gabriel Vasconcellos defendeu em dois tempos. O duelo retornou movimentado e o Juventude voltou a pressionar. Aos sete minutos, Nenê teve o chute bloqueado dentro da área. No rebote, o camisa 10 cruzou e Lucas Barbosa errou de bicicleta.
Buscando ser mais agressivo no ataque, o técnico Roger Machado promoveu a estreia de Marcelinho na vaga de Nenê, aos 14 minutos. Melhor em campo, o Ju chegou ao empate em lance de muita qualidade. Aos 19, após roubada de Lucas Barbosa pelo lado direito, a bola chegou em Jean Carlos. O camisa 20 dominou, puxou para o pé esquerdo e acertou o canto de Alisson com um chute rasteiro: 1 a 1 no Heriberto Hülse.
Aos 25, na resposta dos catarinenses, Gabriel Inocêncio vacilou dentro da área e o chute de Claudinho parou em Rodrigo Sam, quase em cima da linha. Por conta do desgaste, o time alviverde fez mais duas trocas, com o estreante Thiaguinho e o atacante Rildo entrando nas vagas de Caíque e Lucas Barbosa.
O Ju quase virou aos 30. Marcelinho recebeu de Jadson pelo lado direito, puxou para o meio e soltou uma bomba de pé esquerdo. Alisson espalmou para fora. O jogo era lá e cá. A partir das mudanças, o Criciúma também melhorou e Bolasie, contratado para ser uma das referências do time, fez jogada individual e serviu Fellipe Mateus, que bateu cruzado. Gabriel fez grande defesa.
Nos acréscimos, outra chance clara do Tigre. Matheusinho recebeu de Bolasie e bateu muito perto do ângulo. Foi a última oportunidade de gol. No fim, 1 a 1 e primeiro ponto do Verdão na volta à Série A.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série A
1ª rodada
Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Criciúma
Alisson; Claudinho (Candelo, 32/2º), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Marquinhos Gabriel (Matheusinho, 32/2º) e Fellipe Mateus (Trauco, 40/2º); Eder (Bolasie, 12/2º) e Renato Kayzer (Arthur Caíke, 40/2º). Técnico: Claudio Tencatti
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Caíque (Thiaguinho, 26/2º), Jadson e Jean Carlos; Nenê (Marcelinho, 14/2º), Lucas Barbosa (Rildo, 26/2º) e Gilberto (Erick Farias, 17/1º). Técnico: Roger Machado
Gols: Renato Kayser (C), aos 35min, no primeiro tempo. Jean Carlos (J), aos 19min, no segundo. Amarelos: Fellipe Mateus, Marquinhos Gabriel, Trauco, Bolasie (C); João Lucas, Zé Marcos, Jean Carlos, Caíque, Gabriel Vasconcellos, Rodrigo Sam (J); Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos-BA, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (FIFA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen. No VAR, Cleriston Clay Barreto Rios-SE.